Deslocado, Brasileirão dá audiência de Copa SP

Luis Fabiano, Lucas e Jadson marcaram em vitória do São Paulo

Luis Fabiano, Lucas e Jadson marcaram em vitória do São Paulo

A exibição da decisão da Eurocopa de 2012, que começou às 15h45 de domingo, deslocou para a tarde de sábado os jogos televisionados do Campeonato Brasileiro de futebol. O resultado foi uma queda contundente de audiência, a ponto de o torneio nacional ter registrado resultado próximo ao da decisão da Copa São Paulo de futebol júnior.

A Globo exibiu no sábado a vitória do São Paulo por 3 a 2 sobre o Cruzeiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O primeiro jogo do time tricolor depois da queda do técnico Emerson Leão rendeu 10,6 pontos à emissora carioca.

O resultado é o pior do futebol nacional no canal em 2012. A Globo não tinha um Ibope tão baixo em uma partida local desde a vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Fluminense na decisão da Copa São Paulo. Realizado às 10h de uma quarta-feira (25 de janeiro, feriado municipal em São Paulo), o duelo rendeu dez pontos ao canal.

No Campeonato Brasileiro, o pior índice da Globo havia sido registrado no dia 17 de junho. O canal exibiu a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos naquela data, e o jogo gerou 14 pontos.

O recorde negativo da Bandeirantes era outro. O canal tinha como marca menos expressiva do Campeonato Brasileiro de 2012 a rodada de abertura, quando angariou quatro pontos ao mostrar Botafogo 4 x 2 São Paulo.

O resultado também caiu no último sábado. O jogo entre Cruzeiro e São Paulo deu apenas 3,5 pontos ao canal paulista, menos do que os quatro pontos gerados pela Copa São Paulo de futebol júnior.

A diferença é que a Band tem outras audiências menores ao longo da temporada. A emissora chegou a registrar apenas um ponto no dia 15 de fevereiro, quando mostrou a vitória do Fluminense por 3 a 2 sobre o Americano em partida válida pelo Estadual do Rio de Janeiro.

A Band teve 8,9% de share no último sábado. O resultado é melhor do que os 8% que a emissora conseguiu nas duas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro de 2012.

Cada ponto no Ibope corresponde a 58.300 domicílios sintonizados. A aferição considera apenas dados de São Paulo, região que baliza o mercado publicitário.

Sair da versão mobile