Dez motivos para dizer que o Rio-2016 já é um sucesso

Vista aérea do Parque Olímpico ainda na fase de obras

1 – Arenas

A maior parte do Parque Olímpico já está pronta. A organização dos Jogos conseguiu seguir o prazo das estruturas (98% das obras estão prontas) e muitas já receberam eventos testes, como o Centro Olímpico de Esportes Aquáticos. A preparação tem causado bem menos preocupação ao COI do que os Jogos de Atenas, por exemplo.

2 – Segurança

Há um mês, o Governo Federal declarou ter investido R$ 350 milhões em segurança aos Jogos Olímpicos. A preocupação é um problema distante da realidade brasileira: o terrorismo. Para prevenir a situação, foi criado o Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo, em cooperação com agências de inteligência internacionais.

3 – Infraestrutura dos clubes

Grandes clubes do país têm se preparado para receber delegações internacionais. E, para isso, têm ganhado investimento de federações esportivas de países tradicionais nos Jogos Olímpicos. A estadia será temporária, mas a modernização das estruturas ficará para os atletas do país.

4 – Pontos turísticos

O Rio de Janeiro passa por diversas reformas para os Jogos Olímpicos. E a cidade, conhecida pela beleza, ganha novos cartões postais com o evento. O exemplo máximo dessa mudança é o Porto Maravilha, projeto de revitalização do porto carioca. O Museu do Amanhã, construído no local, já virou um novo símbolo da cidade.

Fachada do luxuoso hotel Copacabana Palace, no Rio

5 – Modernização da rede hoteleira

Para receber os Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro deveria oferecer 40 mil quartos durante o evento. Hoje, com o aumento de turismo na cidade, a meta já foi ultrapassada. Em comparação, eram 28 mil quartos em 2010.

6 – Investimento no esporte

O Comitê Olímpico Brasileiro, com o Time Brasil, nunca teve tanto investimento. Mas não foi o único. Com os Jogos próximos, confederações e clubes se beneficiaram com o maior interesse de empresas públicas e privadas. Somente o Bradesco investe em seis confederações. A CBJ mantém seis parceiros. Eram cenários raros na década passada.

7 – Capacitação do esporte

Consequência do maior investimento e do anseio da organização em elevar o nível do Time Brasil, confederações e clubes não hesitaram em investir em profissionais com maior capacitação no esporte, inclusive com técnicos estrangeiros.

Olimpíada contará com o trabalho de 50 mil voluntários

8 – Voluntariado

Por corte no orçamento, o Comitê Organizador dos Jogos reduziu o número de voluntários de 70 mil para 50 mil. Ainda assim, isso não apaga o sucesso do programa, que teve 242 mil inscritos. Ainda em 2015, foi aberto com Centro de Formação para os voluntários, em parceria com a Estácio, reforçando a capacitação dos envolvidos no evento.

9 – Ingressos

Até agora, 62% dos ingressos para os Jogos já foram vendidos. O favorito do público brasileiro tem sido o vôlei, a modalidade com as entradas mais procuradas. Neste mês, a organização anunciou uma nova venda para o futebol, que terá o ingresso mais barato do evento. Na área sem assentos na Arena Corinthians, a entradas custará apenas R$ 20.   

10 – Ações sociais

Ação social é uma ativação segura para qualquer patrocinador. Não por acaso, elas são recorrentes entres os parceiros do Rio 2016. Apoio da Omega a ONGs, iniciativa da Nissan no Caju, curso de inglês da Education First, aulas de ciências da Dow, espaços esportivos da Nike… O social tem sido medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.  

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