A Caixa Econômica Federal vai ser a nova patrocinadora máster do Flamengo. O time ainda não oficializou o acordo, mas o Diário Oficial da União desta quinta-feira publicou que a instituição financeira investirá R$ 25 milhões na equipe rubro-negra.
A parceria já foi fechada, mas ainda depende de um aval do conselho de orientação fiscal do clube. O principal problema é um conflito interno motivado pelo valor do patrocínio.
O que tem criado um clima instável no Flamengo é a diferença entre o montante que o clube receberá da Caixa e o que o banco paga ao Corinthians – R$ 31 milhões por um contrato de 13 meses.
O valor do negócio entre Caixa e Flamengo ainda pode ser alterado. Contudo, isso demandaria nova autorização da União – o patrocínio é classificado como contratação direta, sem necessidade de licitação.
O acordo entre Flamengo e Caixa tem sido costurado desde o início do ano, mas esbarrou em uma série de problemas. O primeiro e maior deles foi o fato de o clube não ter certidão negativa de débito fiscal federa, premissa básica para qualquer acordo com a instituição financeira.
O Flamengo obteve a certidão no início de abril, o que acelerou as conversas com a Caixa. Então, a discussão principal passou a ser o valor do negócio.
Atualmente, a Peugeot ocupa o espaço mais nobre da camisa do Flamengo. A montadora fechou em janeiro um contrato de três anos com o clube, mas ainda não sabe qual cota vai ocupar depois que outro patrocinador for inserido no peito.