Diretor e apresentador da Globo divergem sobre 2012

Principal TV no Brasil, a Globo viverá um dilema no próximo ano. O canal não conseguiu comprar os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres, para a rede aberta. Como atração exclusiva na Record, o evento esportivo já causa divergências de opiniões na emissora carioca, como o apresentador Tiago Liefert e o diretor Octavio Florisbal mostraram nesta semana.

Florisbal, que é diretor-geral da Rede Globo, concedeu entrevista exclusiva ao portal “UOL”. No bate-papo, falou sobre a relação da emissora com futebol, o racha no Clube dos 13 e a cobertura que ele vislumbra para o canal durante os Jogos Olímpicos de 2012.

“Os direitos dos Jogos Olímpicos de 2012 pertencem, em TV aberta, à Record. Nossa cobertura, de acordo com o que está estabelecido no COI, e com o que prevê a Lei Pelé, será o que chamamos de ‘fair use’. Quer dizer, tem uma partida de vôlei e você tem direito a três minutos para exibir nos seus telejornais. Não pode comercializar, não pode ter patrocínio. No nosso caso, vamos fazer uma cobertura jornalística esportiva do evento em si. Até porque não pode ser diferente”, disse Florisbal ao portal.

Ele também rechaçou a ideia de “esconder” o evento. O argumento para isso é que a Globo possui contratos de longo prazo com federações e confederações brasileiras, e poderia prejudicar essas relações se ignorasse feitos de Londres-2012.

No entanto, a visão não é corroborada pelo discurso do apresentador Tiago Leifert, que comanda o vespertino “Globo Esporte” em São Paulo. Em entrevista à revista “GQ”, o jornalista defendeu que a emissora carioca evite dar espaço a eventos que não são dela.

“Eu sou muito cobrado: ‘por que você não fala de Fórmula Indy?’ Simples. Porque eu não tenho o direito de falar em Fórmula Indy, meu amigo! Existe uma ideia errada de que a Globo tem de falar de tudo porque o cara quer ver na Globo. Não tem Fórmula Indy na Globo, não vai ter Pan-Americano na Globo, não vai ter Olimpíada na Globo. Quem paga mais leva e quem leva exibe”, ponderou o apresentador.

Sair da versão mobile