Juliana Poli não é mais diretora de marketing do Itabom/Bauru, que irá enfrentar o Uniceub/BRB/Brasília nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) na próxima semana. A profissional também acumulava a diretoria de marketing da principal patrocinadora atualmente, o frigorífico Itabom, e teve de deixar a equipe para se concentrar na empresa, em função de crise que tem atingido o setor recentemente.
Na companhia, Poli foi promovida a diretora executiva de comunicação e marketing, mas tem tido que lidar com fatores bastante distantes dos jogos de basquete, como quedas na exportação, alta no preço do milho, falta de incentivos tributários por parte do governo, retirada de investimentos de bancos, entre outros fatores que têm comprometido a saúde financeira da Itabom, cotista máster do Bauru.
O próprio patrocínio ao basquete, inclusive, poderá ser desfeito na próxima temporada. De acordo com a ex-diretora de marketing da equipe, ainda não há uma definição a respeito da renovação para o NBB do ano que vem, positiva ou negativa. A expectativa é que após o mês de maio já possam existir mais certezas a respeito do que será feito em termos de investimentos no basquete.
A virtual saída da Itabom seria um forte golpe nas finanças do time paulista. Atualmente, a companhia é a principal parceira comercial e arca com mais da metade das despesas, mesmo quando várias outras cotas menores foram preenchidas por outras empresas da região. Sem o dinheiro repassado mensalmente pelo frigorífico, o Bauru teria de achar um novo cotista máster, mas isso tampouco é novidade.
Desde maio de 2010, quando o clube perdeu o acordo da GRSA, que até então dividia os custos com a Itabom, a principal meta era conseguir um substituto para que os investimentos feitos pelo frigorífico não o sobrecarregassem. Mas nenhuma outra empresa disposta a fazer aportes substanciais foi encontrada. A existência do Bauru no NBB 2012/2013, portanto, pode estar comprometida.