O grupo de mídia Discovery quer se tornar a maior empresa de mídia relacionada ao ciclismo no mundo. Nesta terça-feira (8), a Discovery anunciou a compra de 71% das ações da Play Sports Group, empresa que detém três marcas líderes do segmento no esporte: a Global Cycling Network, a Global Mountain Bike Network e a Global Triathlon Network.
A ideia é fazer com que, ao deter o controle dessas três marcas, a Discovery se transforme na maior detentora de propriedades de mídia sobre o universo de bicicletas, criando tudo sob o mesmo guarda-chuva.
O objetivo da empresa americana é se apropriar da comunidade do ciclismo, que hoje tem um mercado global avaliado em US$ 50 bilhões. Conteúdo voltado para estilo de vida, eventos voltados para atletas profissionais e amadores e até mesmo conteúdo sobre a bicicleta como meio alternativo de transporte estão no radar da Discovery com o negócio.
Desde fevereiro de 2017 que a empresa já havia se associado ao grupo Discovery, que naquela ocasião comprou 20% das ações da empresa. Agora, a Play Sports se tornará uma subsidiária do grupo Discovery, que recentemente também passou a apostar no golfe. Na Europa, a empresa é dona do canal Eurosport.
“Esse é outro importante passo na estratégia da Discovery de ser a líder global em marcas e produtos que empoderem a paixão das pessoas. Estou muito animado para auxiliar na expansão e globalização do grupo Play Sports”, afirmou em comunicado JB Perrette, presidente e CEO da Discovery Networks International.
O grupo Play Sports tem oito canais de vídeo sobre ciclismo, com uma média de 45 milhões de visualizações de vídeos por mês, além de quase 6 milhões de seguidores em redes sociais e 3 milhões de assinantes de seus serviços.
“Estou tremendamente orgulhoso e com grande expectativa de nos juntarmos à família Discovery. Como fã e dono de um negócio de nicho, não poderíamos estar mais alinhados com o que representa a Discovery: história em servir apaixonadamente, audiência especializada e conteúdo da mais alta qualidade”, afirmou o fundador e CEO da Play Sports, Simon Wear.
“A oportunidade de construir um negócio digital global, em múltiplas línguas, para o fã de ciclismo, era muito boa para ser perdida”, complementou Wear.
Os valores do negócio não foram revelados.