“Discreta”, Stella Artois faz emboscada em Londres

Propaganda da Stella Artois próxima a Wembley

Propaganda da Stella Artois próxima a Wembley

Principal concorrente da Heineken no mercado, a cerveja de origem belga Stella Artois tentou de maneira discreta se aproximar da final da Liga dos Campeões da Europa, realizada no último sábado no estádio de Wembley, em Londres.

A marca espalhou diversos cartazes de publicidade nas principais vias de acesso ao estádio, a exemplo do que fez em 2011 nas proximidades do complexo de Flushing Meadows, onde é realizado o Aberto dos Estados Unidos de tênis.

Na ocasião, a ideia era fazer relação direta entre o esporte e a marca, com fotos de garrafas da cerveja ao lado de bolas de tênis e os dizeres “Um jogo perfeito”. O Aberto dos EUA, assim como a Liga dos Campeões, é patrocinado pela Heineken.

Desta vez, em Londres, a associação foi feita de forma muito subliminar. A propaganda não tinha tanta relação com a disputa entre duas equipes alemãs ou com a conquista da Europa. A peça publicitária trazia uma taça com o logotipo da empresa e o escrito “This one’s on us” (Este é por nossa conta, numa tradução livre).

O texto é referente à campanha da Stella Artois que dará 50 mil taças personalizadas com o nome da pessoa gravado nela. Além disso, diversos outros pontos turísticos em Londres tinham o mesmo outdoor da cerveja, o que ajuda a evitar a caracterização de marketing de emboscada. A maior concentração de propagandas, porém, era nas cercanias de Wembley.

Detentora da cota de patrocínio da Liga dos Campeões, a Heineken também tinha alguns outdoors espalhados por Londres, mas todos em regiões turísticas da cidade, sendo que a área próxima a Wembley estivesse tomada pela marca concorrente.

* O repórter viaja a convite da Heineken

Sair da versão mobile