A Roma vai iniciar neste ano o plano mais contundente da história do clube para construção de marca fora da Itália. A equipe da capital fechou um contrato de seis anos com o grupo Disney para desenvolver a imagem do time no mercado dos Estados Unidos.
O contrato inclui uma série de ações em diferentes plataformas. Neste ano, por exemplo, a Roma fará uma viagem aos Estados Unidos durante a preparação para a próxima temporada do futebol europeu.
A equipe italiana vai treinar no ESPN Wide World of Sports, complexo baseado em Orlando. O local também abriga atividades do Atlanta Braves (beisebol), do Tampa Bay Buccaneers (futebol americano) e do Orlando Magic (basquete).
Além da viagem, a parceria entre Roma e Disney inclui uma série de atividades nos Estados Unidos com a marca da equipe italiana. O principal foco será o fomento à prática do futebol entre crianças do país, que será feito a partir de clínicas, acampamentos e campanhas de comunicação.
A parceria com a Disney acontece na esteira de uma mudança de gestão na Roma. No ano passado, o controle acionário do clube passou às mãos de um consórcio formado pelo banco italiano Unicredit, que tem 40% das ações, e por um grupo de empresários norte-americanos liderado por Thomas DiBennedetto.
“Assinar parcerias com empresas de alcance global e desenvolver atividades que façam a Roma crescer em diferentes mercados estão entre as prioridades do nosso novo grupo de proprietários”, disse Mark Pannes, CEO da Roma.