Disney vira trunfo da ESPN para Rio-2016

O patrocínio dos Jogos Olímpicos de 2016 é o trunfo que a ESPN quer ter para conseguir assegurar os direitos de transmissão do evento para o território dos Estados Unidos. O jornal americano “Sports Business Journal” desta semana publicou uma reportagem mostrando que a Disney pode se tornar patrocinadora das Olimpíadas e, assim, fazer que com a ESPN, uma de suas empresas, consiga transmitir o evento para o país.

De acordo com a reportagem, a ESPN considera um eventual patrocínio da Disney aos Jogos como o seu maior trunfo para obter os direitos. Mais do que a oferta bilionária, a crença dos executivos da empresa é de que uma dobradinha Disney-ESPN aproximará ainda mais os Jogos Olímpicos do público jovem, atual meta do Comitê Olímpico Internacional.

“Temos explorado uma série de possibilidades como parte do processo de determinar qual plano faz mais sentido comercial para a nossa empresa”, afirmou ao SBJ Rob Simmelkjaer, vice-presidente internacional da ESPN.

Estratégia parecida com a que Disney e ESPN tentam agora foi a que ajudou a GE e a NBC a fazerem parte dos Jogos Olímpicos nos dois últimos quadriênios. Em 2003, as duas companhias fizeram uma proposta de US$ 2,2 bilhões para patrocinar e exibir os Jogos Olímpicos. A GE, dona da NBC, desembolsou US$ 200 milhões para fazer parte do programa de patrocínio dos Jogos, enquanto o canal de televisão foi o responsável pelos outros US$ 2 bilhões para transmitir os eventos de 2006, 2008, 2010 e 2012.

A decisão do COI sobre a escolha da emissora que transmitirá os Jogos de Inverno de 2014 e os Jogos do Rio em 2016 será feita no próximo mês. Nos dias 6 e 7 de junho, durante Assembleia Geral em Lausane, na Suíça, os dirigentes do comitê vão escolher a proposta vencedora do mercado americano, que é quem mais paga pelos direitos de transmissão dos Jogos.

Para conseguir ser bem-sucedida em sua empreitada, porém, a Disney precisa quebrar uma regra do COI, de nunca fechar um acordo específico de licenciamento de sua marca com qualquer empresa. Caso isso venha a acontecer, não será difícil ver o Mickey, personagem-símbolo da Disney, empunhando a bandeira com os cinco anéis olímpicos.

Sair da versão mobile