Diversidade marca ?ida? de clubes a feira

Evento criado para reunir fabricantes de calçados, vestuário e acessórios, a Couromoda não tem estande de nenhum clube de futebol. Isso não quer dizer, contudo, que eles não estejam representados. Com um crescimento da diversidade de licenciados das equipes, a feira passou a ter maneiras diferentes de trabalhar essas marcas. O estande da rede de lojas Zona Livre, grupo focado em artigos esportivos, é um exemplo disso. O interior reúne fabricantes que têm produtos comercializados pela empresa, e a lista inclui empresas que produzem bonés, fl”mulas e bandeiras licenciados de clubes de futebol. No entanto, também há um espaço para a Clube Jeans, companhia que produz uma linha de calças, bermudas, shorts e saias com a marca do Corinthians. A coleção foi lançada no ano passado, no interior de São Paulo, e desde outubro tem sido distribuída também pelas lojas oficiais Poderoso Timão. A lista de produtos ligados a clubes tem artefatos ainda mais inusitados. É o caso da Flores Cariocas, empresa que desenvolve adereços artesanais para cabelos. Já existe um acerto da companhia com a Flu Boutique, rede de lojas do time tricolor, e o grupo também negocia com o Flamengo. ?Eu fazia essas flores para uso no cabelo, e a minha mãe deu a ideia de criar algo com as cores do Flamengo. Isso teve um boom nas lojas, e então eu resolvi apostar mais no segmento. Fiz uma parceria com a Flu Boutique, e no embalo já comecei uma conversa com a Fla Shop?, contou Débora Mello, designer das flores. A Flores Cariocas faz dois modelos de adereços. Contudo, o modelo de negócio não é o de licenciamento. Os acordos fechados até agora são de venda no atacado para as lojas, que repassam os produtos aos torcedores ? por não pagar nada pelo uso da imagem, a empresa usa apenas as cores, e não os logotipos das equipes. A empresa também criou uma tiara com cinco estrelas nas cores do Flamengo (vermelho e preto) e uma estrela dourada. O adereço é alusivo à conquista do sexto título nacional da equipe carioca, e já foi utilizado até pela presidente Patrícia Amorim, eleita no fim do ano passado. ?Estamos conversando também com clubes de outras regiões. O Grêmio, por exemplo, tem uma torcida organizada feminina que usa uma flor como símbolo. Tem tudo a ver com o nosso produto?, afirmou Maurício Levi, responsável pelo marketing da empresa.

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