Dono de público mais jovem e engajado, Tumblr foi pouco notado por marcas na Copa

Facebook e Twitter são as duas redes sociais preferidas pelas marcas para ativação durante a Copa do Mundo. Praticamente todas têm páginas nessas duas mídias que, a um dia da abertura, estão repletas de futebol. Mas havia alternativas. Uma delas, o Tumblr, fundado em 2007, mas que só estourou depois de 2011. Esta será a primeira grande Copa da empresa.

Ok, o Facebook tinha 1,23 bilhão de usuários ativos em maio, e o Twitter, 255 milhões. São campeões de audiência. O Tumblr, no mesmo mês, tinha 186 milhões de blogs ativos. Mas há alguns dados e detalhes que mostram que faltou carinho com esta rede social.

A começar porque o Tumblr aumentou o número de usuários ativos em 22% nos últimos seis meses, enquanto o Facebook caiu 6%, e o Twitter, outros 3%. São dados de uma pesquisa divulgada em maio pela consultoria GlobalWebIndex.

Outro estudo da empresa, de 2013, já havia mostrado que o Tumblr é usado “várias horas por semana” por 61% das crianças e adolescentes de 13 a 18 anos e 57% por jovens  de 19 a 25 anos. O Facebook marcou 55% e 52%, e o Twitter, 22% e 17%.

Além do quê, Facebook e Twitter são ilhas sem pontes. O Tumblr, não. Há botões para compartilhar o conteúdo postado em redes sociais “concorrentes”. Foram poucas as marcas que se atentaram a esses diferenciais dos microblogs. Duas delas, Hyundai e Coca-Cola.

Hyundai – Because Fútbol
A página da Hyundai no Tumblr se chama “Because Fútbol”. Para se ter uma noção do tamanho da aposta da montadora na rede social, o conteúdo dela vai ser exibido em um outdoor na Times Square, nos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo.

Serão publicadas 120 “obras de arte” feitas na maior parte por seis artistas e influenciadores contratados pela empresa. A ideia é que essas imagens “contem” o dia a dia da competição e sejam compartilhadas por usuários onde eles bem entenderem.

O conteúdo é direcionado para EUA, México, Espanha, Brasil e Inglaterra, e haverá posts planejados e feitos em tempo real. Este Tumblr é o coração da campanha da Hyundai, segundo divulgou a montadora, que também tem ativações em TV e pontos de venda.

Coca-Cola  Copa de Todo Mundo
A Coca-Cola criou uma página no Tumblr, “Copa de Todo Mundo”, com uma linha do tempo que começou lá em setembro do ano passado. A ideia é justamente essa: contar a história do evento por meio de imagens, vídeos e memes.

A marca de refrigerantes não fez como a Hyundai, que concentrou toda a campanha na página do Tumblr. Haverá conteúdo em Facebook e Twitter. Mas também vai usar a rede para alcançar públicos que não são tão engajados às outras duas.

Dada a característica plural do Tumblr em relação a outras mídias sociais, a Coca-Cola acredita que, com ele, conseguiu montar a plataforma “mais integrada” de comunicação com o público de toda a história dela. Na empresa, esta será também a Copa “de todas as redes sociais”.

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