Os empresários das grandes ligas norte-americanas estão cada vez mais presentes na Premier League. O último a fazer investimento em clube do Campeonato Inglês foi Josh Harris, dono do Philadelphia 76ers na NBA (liga de basquete) e do New Jersey Devils na NHL (liga de hóquei sobre gelo).
O empresário adquiriu 18% do Crystal Palace mediante uma ampliação de capital. A verba adicional servirá para pagar parte dos custos com a remodelação do estádio da tradicional equipe da zona sul londrina.
Harris terá participação idêntica à de Steve Parish, presidente do clube, que liderou as negociações para incorporação do novo investidor. David Blitzer, sócio de Harris nas franquias nos Estados Unidos e diretor do fundo Blackstone, irá adquirir outros 18%, enquanto os 46% restantes seguirá nas mãos de Stephen Browett, Jeremy Hosking e Martin Long, os outros três empresários que adquiriram o clube em 2010.
“O controle da tomada de decisões do dia a dia seguirá igual. Eles [novos sócios] trazem algumas ideias novas, o que será positivo”, afirmou Parish sobre a iniciativa de abrir o capital a novos investidores para fazer frente aos novos desafios do clube depois de conseguir há três anos o acesso à Premier League.
O clube precisa no mínimo de € 100 milhões para executar a reforma do Selhurst Park com objetivo de praticamente duplicar a capacidade do estádio para 40 mil pessoas. Além disso, segundo a imprensa inglesa, necessita atualizar a infraestrutura da arena.
Coincidentemente, os dois últimos clubes que abriram capital a investidores dos EUA, Crystal Palace e o modesto Bournemouth, compartilham o patrocinador máster: o site de apostas Mansion.com. Apesar de serem dois dos clubes mais modestos da Premier League, ambos terão orçamento acima de € 100 milhões nesta temporada graças à verba de TV.
Algumas das principais equipes do futebol inglês já estão nas mãos de proprietários de franquias das grandes ligas dos Estados Unidos. É o caso do Manchester United, de Malcolm Glazer, também dono do Tampa Bay Bucaneers, da NFL (liga de futebol americano).
O maior investidor no esporte é Stan Kroenke, acionista majoritário do Arsenal. Sua empresa, a Kroenke Sports Enterprises, é dona do Denver Nuggets (NBA), Colorado Avalanche (NHL), Colorado Rapids (MLS), Colorado Mammoth (NLL, a liga de lacrosse) e o St. Louis Rams (NFL).
Já o Liverpool, por sua vez, tem como dono John W. Henry, também proprietário do Boston Red Sox (MLB), além de dono do jornal Boston Globe e da equipe de automobilismo Roush Fenway Racing, que disputa a Nascar (stock car dos Estados Unidos).
Já o Fulham, que atualmente disputa a segunda divisão inglesa, é de propriedade de Shahid Khan. O milionário paquistanês, radicado nos Estados Unidos, também é dono do Jacksonville Jaguars, que disputa a NFL.