É dez – Contratos de patrocínio assinados em 2005 e que continuam em vigência

Dizem por aí que contrato de patrocínio é como o casamento nos tempos modernos: dificilmente sobrevive à primeira crise. É certo que nos últimos dez anos as parcerias encurtaram, os pontuais viraram moda, e muitos dos acordos que pareciam durar até que a morte os separasse acabaram ficando pelo caminho.

No entanto, há aqueles que resistem bravamente às intempéries do mercado. Na segunda lista da série de comemorações décimo aniversário da Máquina do Esporte, vamos lembrar dez contratos assinados em 2005 e que continuam em vigência até hoje.

Alguns separaram e reataram anos depois. Outros mudaram de status. Tem o grupo daqueles que não vão emplacar mais uma temporada e turma do eterno enquanto durou, relações já terminadas. Mas não importa. O que vale aqui são os dez anos de união celebrados em 2015.

10 – Puma e Ferrari

O aniversário de dez anos ganhou coleção premium com direito a peças de vestuário e tênis em alusão à década completa de parceria. A última renovação foi assinada em 2011 e os valores do contrato nunca foram revelados.

9 – Samsung e Chelsea

A parceria está chegando ao fim nesta temporada. A Samsung será substituída pela Yokohama Pneus, mas vale a lembrança pela marca que eternizou a mudança administrativa e todo o posicionamento de marketing da história do Chelsea.

8 – Mercedes Benz e US Open

A montadora alemã assinou seu primeiro contrato de patrocínio ao US Open em 2005, mas passou um longo período longe do torneio. A parceria foi retomada em 2010 por US$ 35 milhões anuais.

7 – Infraero e Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

A Infraero anunciou seu apoio ao judô brasileiro em 2005 e, desde então, já esteve com a CBJ em duas edições dos Jogos Olímpicos – Pequim e Londres, conquistando sete medalhas olímpicas em dez anos.

6 – GE e COI

A General Eletric é um dos nomes confirmados nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Parceira do COI há dez anos, a empresa renovou recentemente o contrato de patrocínio à entidade até 2020, quando as Olimpíadas acontecerão em Tóquio, no Japão.

5 – MRV e Atlético Mineiro

Eles assinaram. Separaram. Voltaram. A exposição da marca mudou. E agora a MRV tem até uma página oficial dedicada aos dez anos de parceria com o Atlético Mineiro, destacando as lutas e vitórias do clube nesse período.

4 – Adidas e Major League Soccer (MLS)

A Adidas fabrica todas as camisas dos times da MLS desde 2005, antes do fenômeno David Beckham sacudir a futebol norte-americano. O contrato é válido por mais três anos e estima-se que chegue a algo em torno de US$ 200 milhões no total.

3 – Emirates e Arsenal

Aqui vale uma pequena licença poética. A Emirates chegou ao Arsenal no fim de 2004, mas é bem possível que no primeiro dia de Máquina do Esporte tenhamos publicado alguma notícia sobre uma das parcerias mais bem-sucedidas do futebol na última década.

2 – Vivo e Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

A debandada de empresas da CBF não atingiu a Vivo. A operadora é parceira da seleção brasileira desde 2005 e já ampliou o contrato vigente até 2023 por US$ 15 milhões. Forte candidata a aparecer no especial de 20 anos da Máquina do Esporte.

1 – Heineken e Uefa Champions League

A parceria dispensa comentários. A Heineken é dona das ativações mais criativas do mundo esportivo. O contrato com a Uefa foi assinado pela primeira vez em 2005 e rende à entidade mais de US$ 70 milhões, segundo o jornal inglês Telegraph.

 

Sair da versão mobile