Edmílson e grupo japonês lançam clube para formação de atletas

Na última quinta-feira (13), o ex-jogador Edmílson, pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, e o grupo japonês Skylight Inc. lançaram o Futebol Clube Sky Brasil, novo clube brasileiro que terá como foco a formação de novos atletas. O anúncio foi feito em Santana de Parnaíba (SP), cidade que abrigará o Centro de Formação de Atletas do clube, batizado de “Professor Telê Santana”.

A solenidade contou com a participação de Edmílson, além do prefeito da cidade paulista, Élvis Cézar, do filho de Telê Santana, Renê Santana, e também de dois investidores japoneses como representantes da Skylight Inc. O ex-jogador brasileiro, que foi revelado pelo XV de Jaú e teve passagens vitoriosas por São Paulo, Lyon e Barcelona, além de ter atuado por Villarreal, Zaragoza, Palmeiras e Ceará, será o presidente do novo clube.

“Estou bastante motivado, é um grande desafio. Busquei me preparar através de cursos e capacitações, e agora tenho a oportunidade de começar um clube ‘do zero’. Cabe-nos fazer isso corretamente e terei grande apoio administrativo. Este projeto começou a ser desenvolvido há um ano e quatro meses, quando conheci o pessoal da Skylight através de uma proposta de representação institucional de um aplicativo de análise de desempenho que eles estão desenvolvendo. Nesse período, foram passadas várias ideias, um pouco do que é o futebol no Brasil, com a parte educacional principalmente. Desenhamos uma proposta baseada no estabelecimento de uma identidade de clube, de atletas e de profissionais e, assim, chegamos à conclusão de iniciar este trabalho. Teremos duas equipes competindo nas categorias Sub-15 e Sub-17 no Estado de São Paulo, com nossa identidade e nossa metodologia”, revelou Edmílson.

Foto: Luciano Santoliv

A identidade visual do FC Sky Brasil foi desenvolvida pela agência Brandigno, que utilizou os pilares estruturais da identidade do clube, que já começa com parceria com a Nike, para criar a marca. No brasão, os três gomos da bola representam a metodologia de treinamento do clube, que defende o retorno às raízes do futebol brasileiro por meio do incentivo aos seus diferenciais históricos: criatividade, improvisação e enfrentamento.

Pensou-se ainda na integração e no trabalho em equipe nos dois eixos que ancoram o escudo. Dessa forma, a cor laranja é uma fusão do amarelo da bandeira brasileira com o vermelho do sol nascente da bandeira japonesa. A ideia é mostrar a união e a sintonia entre os países na criação da nova equipe.

“Queremos conhecer e trabalhar nossos potenciais atletas desde os 10 anos, para que, aos 14, os mais preparados e alinhados consigam se integrar ao clube como ‘alojados’ devidamente integrados ao que pensamos. Planejamento, metodologia de treinamento (FBS), organização institucional (consultoria espanhola MBP), preocupação social (Fundação Edmílson), força financeira (Skylight), um bom local (Ville Sport Shows), um município exemplar (Santana de Parnaíba) e principalmente um exemplo vivo de como o futebol forma e transforma quando há dedicação e propósito (Edmílson): são forças bem definidas, objetivos claros, pensamento de longo prazo e de educação e formação social”, explicou Domingos Augusto Tedim, diretor de planejamento estratégico e administrativo-financeiro do projeto.

O Centro de Formação de Atletas já conta com oito habitações coletivas de dois quartos cada, feitas em alvenaria e no modelo de chalés, além de refeitório, piscina aquecida, espaço para fisioterapia, academia, vestiários e campo de grama natural. O local, que pode abrigar até 96 pessoas, ainda passa pelas reformas finais e estará pronto para alojar os elencos em sua segunda etapa (de um total de cinco), no fim de julho.

A ideia é iniciar os treinamentos em 1º de agosto. Para 2020, o objetivo é apresentar os campos de treinamentos em grama sintética e natural, assim como uma quadra de beach soccer, parte do que a metodologia de formação técnica denomina como “cenários” do futebol brasileiro.

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