Egito usa imitações de Nike e Adidas em Londres

Jogadores do Egito usaram uniforme “Adidas” em partida contra o Brasil – Crédito Ricardo Matsukawa/Terra

A delegação olímpica egípcia passa por uma curiosa situação durante os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Os atletas do país estão usando roupas e equipamento esportivo das concorrentes Nike e Adidas, mas nenhuma das duas companhias é fornecedora do país.

Entre os objetos fornecidos aos atletas estão bolsas com o logotipo da Nike estampado na frente e “adidas” escrito nos zípers.

O comitê olímpico egípcio considerou que comprar equipamentos para todos os seus atletas era algo fora dos padrões econômicos do país na atualidade. O Egito passa por um conturbado momento político após a queda do ditador Hossni Mubarak no ano passado. Atualmente, o governo é controlado por uma junta militar provisória que dirige, inclusive, os esportes no país.

 “Assinamos um contrato com um distribuidor chinês, devido à situação econômica do nosso país. Equipamentos custam muito dinheiro, especialmente quando se trata de uma equipe com 112 atletas. E ainda temos que fornecer também para os treinadores, a comissão técnica e os médicos. O equipamento original era muito caro e a situação nos fez optar pelas imitações, que são suficientes para nós.”, afirmou à agência Associated Press o general Mahmoud Ahmed Ali, que controla o Comitê Olímpico do país.

“Se Nike ou a Adidas tem algum problema com isso, elas devem reclamar com o distribuidor chinês”, completou Ali.

A empresa norte-americana se mostrou incomodada com o caso: “A Nike está muito preocupada que, se estas alegações forem verdadeiras, os atletas egípcios terão recebido produtos que não atingem os standares de qualidade da empresa”, declarou por meio de um comunicado.

A Nike diz que, por meio de seu distribuidor oficial no Egito, tentou contactar o comitê olímpicos do país durante semanas, mas não foi atendida. Na última sexta-feira, a empresa escreveu para a organização pedindo “ações imediatas”. “Nós estamos agora em negociações com eles para ver se uma solução pode ser alcançada”, afirmou a Nike.

Já os atletas egípcios reclamam da situação. Yomna Khallaf, atleta do nado sincronizado publicou em seu Twitter que gastou mais de US$300 para comprar equipamento de qualidade para seus treinamentos. “É tão frustrante que tivéssemos que pagar mais de 2000 libras egípcias para ter os uniformes adequados para vestir, para que possamos estar nem sequer bem, apenas decentes”, afirmou a nadadora.

Sair da versão mobile