A tenista Bia Haddad entrou em quadra nesta terça-feira (23) pela fase classificatória de Roland Garros, e a vitória sobre a espanhola Silvia Soler-Espinosa reforçou a boa fase da brasileira de apenas 20 anos de idade. Agora, após atingir o Top 100 do ranking da WTA, a atleta tenta se consolidar no mercado de patrocinadores.
No fim de 2016, Bia Haddad fechou com três empresas. Expressa, Pro-Style e Eurofarma resolveram apostar na atleta, com contratos que incluem exposição de marca em uniformes e direito a ações com a tenista ao longo da atual temporada.
Mas foi no início deste ano a virada para a carreira da brasileira. Após a conquista do título de Cagnes-Sur-Mer, na França, Haddad conseguiu chegar ao Top 100 pela primeira vez. A situação, naturalmente, a torna mais atrativa para o mercado.
O sucesso em quadra surpreendeu até mesmo a cúpula da atleta. “Nós acreditamos que ela possa ser Top 10 do mundo, mas é um trabalho de longo prazo. O atual sucesso é muito recente, nós ainda não conseguimos mensurar a entrega dela para os potenciais patrocinadores”, contou um dos responsáveis por gerir a carreira de Bia Haddad, Luiz Carvalho, à Máquina do Esporte.
Apesar da chegada de novos patrocinadores, Haddad ainda tem propriedades em aberto em seu atual plano comercial. Uma das principais é a de fornecedora de material esportivo. Ainda que mantenha a Head consigo, os uniformes ainda estão em aberto. Até o fim de 2016, a brasileira tinha o aporte da Asics, que resolver tirar o patrocínio a alguns atletas.
Neste momento, não é só de patrocínio que a tenista tem vivido. A atleta foi um dos 14 jovens selecionados pela ITF, a federação internacional de tênis, para receber o Fundo de Investimento de Tênis, com a quantia de US$ 50 mil.
O projeto da ITF, que já agraciou Gustavo Kuerten no passado, é focado em jovens atletas do tênis com potencial de crescimento. A verba é destinada a custos de viagens, para que os tenistas permaneçam com força no circuito. Caso avancem em pontuação no ranking, o dinheiro é devolvido no futuro.
Desde 2015, Bia Haddad conta com a assistência da IMG no gerenciamento de sua carreira. No Brasil, a agência é responsável pela organização do Rio Open. Internacionalmente, a empresa tem experiência com nomes como o de Serena Williams e Maria Sharapova no tênis.