Em alta na audiência, Globo reduz valor de cota em 2018

 

A Globo nunca esteve tão bem na audiência do futebol como nos últimos tempos. Mas diferentes fatores vão exigir que, em 2018, o preço cobrado pela emissora pelas cotas de transmissão do futebol tenha uma drástica redução.

Na última semana a emissora divulgou o pacote de cotas do futebol. Para 2017, o preço na tabela era de R$ 283 milhões. Agora, quem pagar R$ 230 milhões ficará com o espaço na TV. A queda acontece porque haverá também a venda para a publicidade para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Nesse caso, o valor é de R$ 180 milhões.

Em 2013, a Globo usou a mesma estratégia, mas a redução do preço foi menor. A cota para o futebol em 2014 foi de R$ 185,5 milhões, R$ 7 milhões a menos em relação ao ano anterior. Para a Copa do Mundo, o valor cobrado foi o mesmo de agora.

Além do fator Mundial, o que explica a redução de valores é a crise. Além de reduzir o valor no futebol, a emissora reduziu o número de parceiros para a Copa do Mundo. Para 2014, quando o Mundial foi realizado no Brasil, a empresa abriu oito cotas, contra apenas seis para a transmissão do evento na Rússia.

A redução de valores, porém, não condiz com o aumento de audiência na transmissão. Neste ano, a Globo tem quebrado marcas que duravam uma década na audiência do futebol.

Na última quarta-feira, por exemplo, houve mais um. Com a partida entre Santos e Flamengo, a emissora conseguiu mais uma vez passar dos 30 pontos de audiência no Rio de Janeiro. Foram 33 pontos de média, a mais alta do atual torneio.

Em São Paulo, a sequência tem impressionado ainda mais. O duelo entre Corinthians e Flamengo repetiu o resultado de Corinthians e São Paulo, ambos no Brasileirão deste ano. Com 30 pontos, foi o maior Ibope em um domingo nos últimos dez anos.

Antes, Corinthians e Palmeiras chegaram a marcar 41 pontos de média, algo que não era alcançado com o futebol desde a final da Copa Libertadores de 2012. Em comparação, o último capítulo da última novela das 21 horas, “A Lei do Amor”, teve uma média de 38 pontos de audiência em São Paulo.

O crescimento da Globo no futebol já era observado em 2016, quando a Band deixou de exibir o Campeonato Brasileiro e a emissora carioca fez migrar os pontos do canal concorrente. Neste ano, ganhou ainda mais força com Corinthians e Flamengo na briga pelo título, especialmente na cidade de São Paulo.

 

 

Sair da versão mobile