As vaias da torcida do Los Angeles Galaxy, no último domingo, deram o tom do atual momento de David Beckham. Contratado para ser o messias do futebol nos Estados Unidos, o inglês vê sua popularidade despencar no país durante a passagem apagada pelo clube norte-americano e vira liquidação no site da Major League Soccer (MLS). A ida para o Milan e os constantes rumores na Europa envolvendo o nome do jogador fizeram seu prestígio cair entre os dirigentes da liga. Prova disso é a ?queima de estoque? dos produtos oficiais da linha Beckham na página virtual da MLS. Todos os artigos ? incluindo uniformes, camisetas, bonés e pôster ? estão à venda com 25% de desconto. A crise também se estende ao torcedor californiano. Enquanto as 70 mil pessoas que pagaram para ver a estreia do jogador na terra de Tio Sam fizeram festa, boa parte das 22 mil que acompanharam seu retorno da Itália no Home Depot Center exibia faixas de protesto. Para Oliver Seitz, pesquisador da Universidade de Liverpool, a derrocada mercadológica nos EUA está intrinsecamente relacionada ao mau desempenho nos gramados. Com Beckham em campo, os Galaxy passaram longe das finais da MLS por duas temporadas. Nesse período, fez cinco gols e deu dez assistências. ?Jogador que perde no quesito performance, naturalmente, perde valor de mercado. Nesse caso específico, a imagem dele sairá pouco arranhada, não terá danos maiores, mas sempre tem algum impacto. O time dele não ajuda, ele não tem suporte esportivo para apagar a imagem de alguém que só foi fazer fama por lá?, afirma o especialista. O fracasso do inglês na América rendeu até um livro, intitulado ?The Beckham Experiment?, de autoria do jornalista Grant Wahl, da revista ?Sports Illustrated?, que saiu à venda no dia 14 de julho. Na publicação, o inglês foi duramente criticado pelo companheiro de equipe, Landon Donovan, por falta de ética e compromisso profissional, em referência à transferência para o Milan. O cenário, hoje, está longe da lua-de-mel vivida com o torcedor norte-americano antes da ?pré-temporada? na Itália. Em maio do ano passado, Beckham se tornou o primeiro atleta do futebol a conseguir vender mais camisas do que astros do beisebol e do basquete no país. Foram 300 mil peças comercializadas em um ano. Ainda em 2008, o inglês detinha a liderança entre os atletas mais populares na Internet, posto ocupado atualmente por Cristiano Ronaldo. Beckham é agora o segundo nome mais citado na web em todo o mundo, com 33,8 mil referências. ?Para clubes como o Milan, Manchester United ou Real Madrid, talvez ele não seja tão importante atualmente. Para emergentes como Manchester City, por exemplo, ele faria muita diferença. Beckham tem presença forte na Ásia, nos países árabes e poderia ser usado mais uma vez como estratégia de comunicação. Mesmo com essa má fase atual, ele tem muito valor como estrela e ferramenta de marketing?, destaca Rafael Plastina, sócio da Sport Track.
Em baixa, Beckham vira liquidação na MLS
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