Apostando num potencial de compras de R$ 835,8 milhões por ano do seu torcedor, o Grêmio investiu no mercado de comércio eletrônico. O clube gaúcho lançou o Grêmio Busca, serviço comparador de preços online com varejistas do setor de telefonia, eletroeletrônicos, vestuário, decoração, brinquedos, entre outros.
O objetivo é transformar um site numa importante fonte de receita gremista. Um percentual das transações realizadas por meio da plataforma será repassado ao clube. A estimativa é de que 1,2 milhão de torcedores do Tricolor gaúcho seja habituado a fazer compras online.
“O Grêmio Busca é mais uma possibilidade de rentabilizar a paixão do torcedor pelo clube, além de beneficiar o torcedor com preços mais vantajosos entre os mais diversos segmentos de mercado”, disse Beto Carvalho, executivo de marketing do Grêmio.
O serviço não tem custo, tampouco necessidade de cadastramento. Segundo a S4Fans, empresa responsável pela operação do site, o ticket médio por transação é de R$ 347.
“O volume pode chegar a um importante incremento para o Clube, por meio da participação na venda efetivada por cada loja anunciada, além dos royalties pelo uso da marca”, destacou Felipe Dorneles, diretor da S4Fans, que desenvolve a plataforma para Náutico, Juventude e Federação Gaúcha de Basquete (FGB).
De acordo com o último relatório de compras online apresentado pela E-Bit, referência em informações e-commerce no Brasil, as vendas no comércio eletrônico no país atingiram um faturamento de R$ 35,8 bilhões em 2014, número 24% superior a 2013.