O reino da televisão entre o público brasileiro foi mais uma vez confirmado durante a Copa do Mundo da África do Sul. Em pesquisa realizada pelo Grupo GfK, encomendada pelo jornal “Meio & Mensagem”, foi constatado que 75% dos entrevistados acompanharam o evento pela TV, número superior a todos outros meios de comunicação somados.
O jornal foi responsável por 31% das respostas positivas, enquanto o rádio teve 21% e mídias sociais, 16%. Dentre elas, o Orkut liderou com 8%, seguido por Twitter (4%), blog (2%) e Facebook (5%). Quando considerados meios de comunicação não ligados à tecnologia, 31% afirmaram ter tomado conhecimento sobre a competição por conversas reais.
Dentre o público que preferiu a televisão, as mulheres são maioria (65%), contra 60% dos homens. Em relação à classe socioeconômica, foi notada superioridade de classes C e D, com 77% de audiência via televisão, ante 73% das A e B.
Os pesquisadores entrevistaram mil pessoas, entre homens e mulheres, com idades a partir dos 18 anos, integrantes das classes socioeconômicas A, B, C e D, em 12 regiões metropolitanas.