Em dez anos, custo do anúncio no Super Bowl subiu 90%

Audiência não acompanha os valores dos comerciais do Super Bowl

Audiência não acompanha os valores dos comerciais do Super Bowl

Quanto custa apresentar uma campanha publicitária de apenas 30 segundos no intervalo do evento mais assistido nos Estados Unidos, o Super Bowl, final da NFL, que atinge mais de 100 milhões de pessoas? Caro, muito caro. E o valor quase sempre aumenta. Reportagem do jornal americano “The Wall Street Journal” mostra que o custo subiu 90,4% somente na última década.

Em 2003, os anunciantes desembolsaram, em média, US$ 2,1 milhões (R$ 7,4 milhões) cada. Já na última edição do Super Bowl, em 2013, cada um deles investiu, em média, US$ 4,0 milhões (R$ 7,9 milhões).

Nesse período, a única queda foi em 2007, quando o preço registrou queda de US$ 100 mil, de US$ 2,5 milhões para US$ 2,4 milhões, enquanto em 2010 o aporte não foi alterado – manteve-se em US$ 3 milhões. Com exceção desses dois anos, sempre houve aumento. O maior deles, aliás, se deu no ano passado: de 2012 para 2013, o investimento médio foi elevado em US$ 500 mil.  

Marcada para o próximo domingo (2), a próxima edição do Super Bowl, a ser disputada entre Denver Broncos e Seattle Seahawks, proporcionará os 30 segundos de publicidade mais valiosos da história da modalidade: o “The Wall Street Journal” afirma que os valores serão superiores a US$ 4 milhões.

A questão financeira dos comerciais, naturalmente, está extremamente vinculada à audiência da decisão. Assim como as cifras, ela não cresce rigorosamente em todas as temporadas. Porém, desde 2010, ultrapassou de vez a marca de 100 milhões de telespectadores.

Para se ter uma ideia do principal motivo referente aos preços, basta verificar que, em 2003, “somente” 88,6 milhões de fãs acompanhavam o Super Bowl. Dez anos mais tarde, o número foi ampliado para 108,7 milhões, ou seja, aumento de 18,4%. Conclui-se, portanto, que, embora a audiência tenha aumentado significativamente, ela não acompanhou os valores dos comerciais.

Leia mais
Os 7 comerciais mais promissores do Super Bowl

Sair da versão mobile