Em dois anos, NFL faz streaming valer seis vezes e meia a mais

Pouco antes de começar a temporada de 2016 da NFL, um acordo inédito foi anunciado pela liga de futebol americano. Por US$ 10 milhões, o Twitter fechou um acordo exclusivo e exibiu, por streaming, os 11 jogos de quinta-feira à noite realizados em 2016/2017.

Um ano depois, a NFL anunciou a troca do parceiro de streaming. Saiu o Twitter e entrou a Amazon, que por US$ 50 milhões passou a ter os direitos de mostrar o jogo da quinta à noite aos assinantes do serviço Amazon Prime Video.

À ocasião, ao ser questionada, a NFL disse que só fechou um ano de acordo pois ainda estava estudando o potencial do mercado de streaming.

 

Foto: Divulgação

Agora, um ano e meio após começar a aventura das transmissões pela web, a NFL mostrou que acertou na decisão. Por dois anos, a Amazon renovou o pacote da quinta-feira à noite. E pagará, por isso, US$ 65 milhões por temporada, 6,5 vezes mais do que o acordo inicial que havia sido assinado com o Twitter em 2016 e 30% a mais do que o negócio fechado com a própria Amazon em 2017.

“A Amazon foi uma tremenda parceira para o nosso Thursday Night Football em 2017 e, como continuamos com nossa missão de entregar os jogos da NFL aos fãs na plataforma que eles quiserem assistir, seja ela na TV ou no meio digital, estamos animados para trabalhar junto deles por mais duas temporadas. Os mais de 100 milhões de assinantes do Amazon Prime Video nos dão uma plataforma bastante massificada para distribuir nossos jogos de quinta-feira à noite digitalmente, não só nos EUA mas em todo o mundo”, disse Brian Rolapp, chefe de mídia e negócios da NFL.

Na temporada passada, a gigante do e-commerce teve mais de 18 milhões de telespectadores nos 11 jogos realizados de quinta à noite, que são distribuídos em 22 países mundialmente.

Vale ressaltar que, além dos jogos ao vivo, a NFL continuará a produzir a série “All or Nothing”, que faz parte do catálogo da Amazon Prime.

O acerto com a empresa freia um pouco os interesses por jogos ao vivo do YouTube. Recentemente, a rede social decidiu entrar na disputa pelos direitos de transmissão dos principais eventos esportivos mundiais para ampliar o pacote oferecido na YouTube TV, que tem parceria com canais tradicionais de televisão. Além dela, o Twitter, que já tem uma parceria com a NFL para a produção de conteúdo, tentava readquirir esses direitos.

Nas quintas-feiras à noite, o próprio canal por assinatura da NFL transmite os jogos, além da Fox, que assinou recentemente um acordo válido exclusivamente para essa data e horário. Ao todo, a NFL fatura mais de US$ 8 bilhões em direitos de mídia.

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