Em evento de marketing, “Magia” vira tema para ascensão do NBB

O NBB MKT Summit 2016 usou o tema “A Magia do Basquete” para apresentar resultados e ações da Liga Nacional de Basquete para agentes do mercado brasileiro. No Teatro das Artes, em São Paulo, palhaços dos Circo Universo Casuo animaram a plateia e convidados com a analogia do tema entre o mundo circense e poder do esporte em contar histórias.

Na prática, houve uma grande diferença entre o primeiro NBB MKT Summit, realizado em 2015, e o da terça-feira: patrocinadores. No último ano, a liga apresentou ao mercado a parceria com a NBA e a consolidação do torneio profissional, mas havia pouco o que contar em termos de parceria. Desde então, foram fechados contratos de patrocínio com Caixa, Sky e Avianca.

Agora, há organização já pode contar como foram feitas algumas entregas. A Avianca, por exemplo, foi usada para apresentar vídeos de “ponte aéreas” dos jogos nas redes sociais, em uma brincadeira entre o basquete e o serviço da companhia.

As redes sociais, por sinal, foram um dos fatores exaltados pela liga. Hoje, a página do Facebook do NBB é a quarta mais seguida entre as publicações que envolvem basquete. NBA, Federação Internacional (FIBA) e NBA Brasil, apenas, ficam na frente.

O aumento da atratividade do NBB entre patrocinadores e torcedores andou junto com o crescimento da audiência do torneio nacional da modalidade. José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom, foi um dos palestrantes do dia e indicou as mudanças da temporada 2014/2015 para a temporada 2015/2016 na mídia (leia mais na página 5 desta edição).

O que houve em comum com 2015 foi o modo como a NBA se apresentou como espelho para os brasileiros, tanto em quadra quanto no modelo de negócio. Neste ano, o representante foi o vice-presidente de parcerias globais da liga americana de basquete, Emilio Collins. O executivo mencionou os patrocinadores que têm usado o avanço global do torneio para fazer ativações ao redor do mundo, como a Budweiser no Brasil.

Fechou o ciclo de apresentações a diretora de desenvolvimento internacional do Twitter, Marie Sornin. A executiva ressaltou a importância do esporte para a rede social e também lembrou de como patrocinadores têm usados os vídeos divulgados pela ferramenta como meio de mídia. 

 

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