Em meio a escândalo, empresa de apostas patrocina Espanhol

 

A Bwin patrocinou o Real Madrid até 2013

Antes reticente em relação aos sites de apostas online, a Liga de Futebol Profissional, da Espanha, está prestes a mudar radicalmente de posição. A liga, que gerencia o milionário Campeonato Espanhol, assinou contrato de patrocínio com a Sportium, uma das principais empresas do setor. 

Os valores do contrato, que começa a valer a partir desta temporada, não foram divulgados. Sabe-se, porém, que a Sportium se tornou uma das principais patrocinadoras da liga espanhola. Mahou (fábrica de cerveja), Burger King (fast food), Huawei (telecomunicações) são os outros patrocinadores do torneio. O banco BBVA é o parceiro master, com direito ao naming rights do campeonato.

A parceria com a empresa de apostas acontece na mesma época em que há uma investigação sobre a partida entre Levante e Zaragoza, de 2011, que teria sido armada. Na ocasião, o Zaragoza precisava da vitória para não cair à segunda divisão, e acabou triunfando por 2 a 1. Fraudes esportivas passaram a ser delito penal a partir de 2010. O artigo 286 afirma que manipular o resultado de um jogo pode gerar multa e detenção de seis meses a quatro anos, além do afastamento do esporte de um a seis anos. Os clubes também podem ser punidos.

Não é a primeira vez que os sites de aposta online investem no futebol espanhol. A própria Sportium patrocinou o Espanyol, de Barcelona, na temporada passada. A Paf, firma finlandesa de apostas, investiu no Atlético de Madri em 2008. Mas o maior contrato era o do Real Madrid, que foi patrocinado até 2013 pelo site Bwin, que desembolsou 20 milhões de euros no último ano de contrato. A empresa perdeu a concorrência para a Emirates a partir da temporada 2013/2014.

Pelo acordo com a liga espanhol, a Sportium tem direito de imagens da competição para poder utilizar em campanhas publicitárias, assim como terá o direito a colocar placas nos estádios. Também poderá utilizar a imagem de jogadores e equipes em suas promoções. O projeto também prevê o uso das redes sociais para promover a marca em nível nacional.

Sair da versão mobile