Aos adeptos de retrospectivas, caso fosse possível medir os assuntos mais debatidos durante os últimos 12 meses, redes sociais certamente ganhariam destaque. Twitter e Facebook, em especial, surgiram como opção para aproximar empresas de clientes, mas clubes brasileiros ainda sofrem para se aproximar de torcedores.
Atualmente, em todo o país, o único time da Série A do Campeonato Brasileiro que possui forte atuação em ambas as redes é o Corinthians, dono de cerca de 191 mil seguidores no Twitter e 46 mil no Facebook, soma bastante superior à obtida pelo principal rival, Palmeiras, segundo melhor colocado em número de torcedores atingidos.
A página do Corinthians no Facebook, ainda, está muito distante do que é feito por todos os outros clubes. A “República Popular do Corinthians”, como foi denominada pelo time, não apenas cria meios de comunicação com os fãs e oferece informações sobre o time, como dá acesso à loja oficial na internet, forma de capitalizar a mídia. O conteúdo é desenvolvido pela Nike, fornecedora de material esportivo da equipe alvinegra.
Outro bom exemplo é o Santos, que, apesar de não dispor de torcida tão numerosa quanto a do Corinthians, conseguiu reunir aproximadamente 89 mil seguidores no Twitter graças a promoções e ações de relacionamento com a torcida, e tem usado a ferramenta para incentivar usuários a seguir o clube também no Facebook.
A tabela representa a quantidade de usuários atingidos por cada clube da primeira divisão nacional, divididos de acordo com a rede social. O levantamento foi finalizado às 2h04 de 30/12/2010.