Em redes sociais, Santos e Corinthians superam rivais

Página corintiana no Facebook atraiu 46 mil usuários distintos

Página corintiana no Facebook atraiu 46 mil usuários distintos

Aos adeptos de retrospectivas, caso fosse possível medir os assuntos mais debatidos durante os últimos 12 meses, redes sociais certamente ganhariam destaque. Twitter e Facebook, em especial, surgiram como opção para aproximar empresas de clientes, mas clubes brasileiros ainda sofrem para se aproximar de torcedores.

Atualmente, em todo o país, o único time da Série A do Campeonato Brasileiro que possui forte atuação em ambas as redes é o Corinthians, dono de cerca de 191 mil seguidores no Twitter e 46 mil no Facebook, soma bastante superior à obtida pelo principal rival, Palmeiras, segundo melhor colocado em número de torcedores atingidos.

A página do Corinthians no Facebook, ainda, está muito distante do que é feito por todos os outros clubes. A “República Popular do Corinthians”, como foi denominada pelo time, não apenas cria meios de comunicação com os fãs e oferece informações sobre o time, como dá acesso à loja oficial na internet, forma de capitalizar a mídia. O conteúdo é desenvolvido pela Nike, fornecedora de material esportivo da equipe alvinegra.

Outro bom exemplo é o Santos, que, apesar de não dispor de torcida tão numerosa quanto a do Corinthians, conseguiu reunir aproximadamente 89 mil seguidores no Twitter graças a promoções e ações de relacionamento com a torcida, e tem usado a ferramenta para incentivar usuários a seguir o clube também no Facebook.

A tabela representa a quantidade de usuários atingidos por cada clube da primeira divisão nacional, divididos de acordo com a rede social. O levantamento foi finalizado às 2h04 de 30/12/2010.

Sair da versão mobile