Segundo informações do jornal espanhol “La Voz de Galícia”, o Deportivo La Coruña, clube da primeira divisão do futebol local, a Liga BBVA, corre sérios riscos de cair em um processo de concordata em um futuro próximo.
Um grande passo para que isso aconteça foi dado nesta quarta, quando o Ministério da Fazenda espanhol anunciou o embargo de todos os pagamentos feitos ao clube de agora em diante, devido à dívida do clube com o Fisco local.
Segundo Augusto Lendoiro, presidente do clube, a dívida do Deportivo com o governo espanhol é de, aproximadamente, 34 milhões de euros. Já segundo algumas informações da imprensa local, o valor chegaria a nada menos que 90 milhões.
O bloqueio envolve valores recebidos por ingressos, patrocínio e direitos de imagem e televisão. Com o embargo, o Fisco já teria recuperado 14 dos 34 milhões da dívida do La Coruña. O processo faz parte de uma campanha do Fisco espanhol que busca recuperar cerca de 700 milhões em dívidas de clubes da federação local acumulados ao longo das últimas duas décadas.
Os dirigentes da equipe galega ainda não se pronunciaram oficialmente sobre quais medidas serão tomadas para o pagamento da dívida, mas rumores indicam que está sendo cogitada a possibilidade do clube entrar com um pedido de concordata na Justiça do país.
O Deportivo La Coruña retornou à primeira divisão espanhola neste ano após cair em 2011. O seguro recebido pelo clube na queda, de cerca de 500 mil euros, também foi bloqueado pela Fazenda espanhola.