As emissoras Sky Italia, do magnata Rupert Murdoch, e Mediaset, do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, travam disputa acirrada nos preços oferecidos pela transmissão do Campeonato Italiano. A Sky divulgou, na última terça-feira (29), novo pacote por 29 euros mensais, cerca de 25% abaixo do valor anterior.
O novo preço, já oferecido pela Mediaset há algum tempo, é uma tentativa de Murdoch de reverter a forte perda de assinantes nos últimos anos. “Essa é nossa resposta por estar atrás nos últimos dois trimestres e esperamos que haja uma boa evolução no número de consumidores, estimulados pela Copa do Mundo”, disse o CEO da Sky, Tom Mockridge, ao periódico “Financial Times”.
“Isso irá enviar uma poderosa mensagem ao mercado, em particular pelo contraste com nossos concorrentes, que possuem tecnologias muito mais rudimentares”, completou o diretor executivo. A Mediaset possui sinal terrestre, enquanto a Sky oferece pacote em alta definição com imagens supostamente superiores à rival.
A Mediaset cresceu no último ano ao patamar de 4,2 milhões de assinantes, com aumento de aproximadamente 800 mil pessoas. A Sky, no mesmo período, cresceu apenas 10% no número de assinaturas e enfrenta algumas dificuldades em relação ao governo da Itália, comandado por Berlusconi. O embate entre as emissoras, portanto, também existe no campo político.