Após fechar com nove clubes do Brasil e dois da Argentina, a empresa francesa Netco, especializada em criação de aplicativos para dispositivos móveis, encontrou um jeito de tentar capitalizar em cima da rede de times com os quais tem contrato.
A empresa criou a Footballman, uma rede de publicidade móvel. Essa rede funciona a partir dos aplicativos oficiais de cada clube. A Netco é responsável por montar o app do clube e, assim, oferece publicidade para empresas interessadas em falar com os torcedores.
Atualmente, são 11 clubes cadastrados na rede: do Brasil, os times são Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Inter, Palmeiras e Santos. Da Argentina, estão presentes no aplicativo o Boca Juniors e o Vélez Sarsfield.
A agência calcula que, em média, cada clube tenha cerca de 150 mil downloads do aplicativo. Isso constitui uma base de pouco mais de 1 milhão de pessoas para as marcas entrarem em contato.
“Criamos a peça de acordo com a necessidade da marca. Podemos fazer uma aba dentro do aplicativo exclusiva para o patrocinador, por exemplo, ou então um game específico sobre o time”, exemplifica Karina Tavares, diretora comercial da Netco.
A empresa ainda não fechou acordo com nenhum patrocinador. Na proposta comercial no site oficial da Footballman, o preço de tabela do anúncio é de R$ 5 mil por mês. A Netco não detalha qual seria o valor de um pacote customizado para uma marca.
O custo para a montagem do aplicativo dos clubes é de, em média, R$ 150 mil. O clube não precisa remunerar a Netco pela montagem do aplicativo, obtendo o retorno a partir da comercialização de espaços publicitários.