Há cerca de duas semanas, o Guaraná Antarctica divulgou uma campanha em que, pela primeira vez, apenas jogadoras da seleção brasileira feminina de futebol foram retratadas. Além disso, a marca ainda usou a campanha para provocar outras empresas, lançando um desafio para que aderissem à equipe feminina.
A resposta do mercado foi rápida. A agência de publicidade Almap BBDO, além de quatro marcas (Boticário, DMCard, GOL e Lay’s) abraçaram o “chamado” do Guaraná Antarctica e se tornaram as primeiras a entrarem no movimento de apoio à modalidade no Brasil. O objetivo é dar cada vez mais visibilidade ao futebol feminino no país, ainda mais às vésperas da disputa de uma Copa do Mundo.
Em sua campanha, o Guaraná Antartica produziu um ensaio fotográfico com Cristiane, Andressinha e Fabi. Agora, as outras marcas demonstraram interesse em algumas dessas imagens. O valor arrecadado com a venda será dividido entre as jogadoras e o “Joga Miga”, projeto sem fins lucrativos que conecta mulheres que querem jogar futebol em todo o Brasil.
Foto: Divulgação / Guaraná Antarctica
“Neste ano tem mundial feminino e raras são as marcas que estão usando as jogadoras nos seus comerciais. É aquele círculo vicioso: o futebol feminino não é mais popular porque não recebe mais investimento ou ele não recebe mais investimento porque não é mais popular? De qualquer maneira, ele precisa de mais propaganda e é muito gratificante não só participar da criação desta campanha para Guaraná Antarctica mas ver também o interesse de tantas outras grandes marcas em se juntar a esse movimento”, afirmou Keka Morelle, diretora executiva de criação da campanha ao lado de Marcelo Nogueira, ambos da AlmapBBDO.
“Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa tão relevante para valorizar o futebol feminino. O Boticário apoia projetos que reforçam seus valores, e a representatividade feminina é um deles. Recentemente, o Grupo Boticário anunciou a iniciativa ‘Com você Jogo Melhor’, que vai liberar os colaboradores para assistirem aos jogos da Seleção feminina durante a Copa do Mundo, então faz muito sentido nos unirmos a este movimento”, revelou Cristiane Irigon, diretora de comunicação do Boticário.
“Ao tomar conhecimento da campanha, ficamos muito felizes ao ver que as mulheres estão começando a receber reconhecimento pelo seu talento no esporte. Para nós, o desafio já fora aceito, até mesmo antes dele existir, mostrando que a DMCard está no caminho certo em um de seus valores mais significativos, a inclusão”, declarou Carlos Tamaki, diretor financeiro da DMCard.
“A GOL apoia o crescimento e o desenvolvimento do esporte brasileiro e é com muito orgulho que somos a companhia aérea oficial das seleções feminina e masculina de futebol. Juntos, vamos levar a torcida para vibrar muito nos jogos”, disse German Carmona, gerente de marketing da GOL.
“A Lay’s ativa globalmente o futebol, e desde que a marca chegou ao Brasil, onde o esporte é paixão nacional, nos mantivemos conectados com essa plataforma e de fato vimos que a representatividade feminina nesse ambiente ainda é inexpressiva, o que nos levou a promover ações inéditas como ‘A narradora’, reality show que levou a primeira mulher brasileira a narrar um jogo da semifinal da Uefa Champions League. Por isso, quando surgiu o convite do Guaraná, topamos de cara, pois está alinhado com o que acreditamos”, explicou Anna Carolina Teixeira, diretora de marketing da Lay’s no Brasil.
Com as primeiras respostas positivas, o Guaraná Antarctica pretende revelar os nomes de novas empresas parceiras em breve. As marcas que ainda quiserem entrar no movimento podem enviar mensagem para a marca de refrigerante pelas redes sociais.
“Ficamos muito felizes com a adesão das primeiras empresas. Quanto mais marcas entrarem nessa causa, melhor. Queremos não apenas ajudar as jogadoras da seleção brasileira mas também o futebol feminino no país. A modalidade sempre nos deu orgulho, sendo praticada pelos homens ou pelas mulheres. Esse esporte ‘É Coisa Nossa'”, concluiu Daniel Silber, gerente de marketing do Guaraná Antarctica.