Empresas usam rali para testar produtos

Algumas categorias do automobilismo costumam servir como plataforma para o desenvolvimento de produtos de seus patrocinadores. Pneus, motores, combustíveis e todas as peças envolvidas no desempenho dos carros são testados nas pistas para que, se aprovados, chegarem às prateleiras das lojas. No Brasil, no caso dos equipamentos para veículos off road, não existe ambiente melhor para essas pesquisas de campo do que o Rali dos Sertões. Iniciada na última quarta-feira, a prova vangloria-se de ser o segundo maior rali do mundo (atrás apenas do tradicional Dacar). O percurso de mais de 5 mil quilômetros percorre sete estados brasileiros, entre as cidades de Goi”nia e Natal. ?Isso aqui é um grande laboratório. Eu uso lubrificantes Lubrax que ainda não estão nas lojas, assim como a Pirelli fornece pneus para a minha equipe com uma composição diferente. Esses testes são importantes para desenvolver a tecnologia?, opinou o piloto André Azevedo, que representa a equipe Petrobras/Lubrax nos caminhões. O que existe de peculiar nessa relação de desenvolvimento de produtos é o foco. Mais do que o trabalho para aprimorar novas tecnologias ou o desafio de colocar suas criações sob condições extremas, que acontece em outras categorias, o que as marcas buscam no rali é um aval dos membros de equipe. Sobretudo porque a prova reúne nomes de ponta do off road nacional e competidores de altíssimo poder aquisitivo. ?Os pilotos são formadores de opinião sobre os produtos. Nós também focamos a exposição da marca, mas o principal é a opinião de quem entende. O consumidor comum não conhece tanto os produtos. Por isso, temos muito orgulho quando levamos algo que é desenvolvido aqui para o mercado?, contou Natasha Cavallo, gerente de marketing da Goodyear. Até as empresas que têm ligação menos próxima com os carros usam o Rali dos Sertões como plataforma para divulgar seus produtos entre os competidores. Esse é o caso da Motorola, que acertou com a equipe Petrobras/Lubrax o fornecimento de um GPS, dois viva-voz e dez celulares. Entre esses celulares, a Motorola cedeu três modelos com atrativos diferentes (um com tecnologia que facilita ligações em lugares barulhentos, outro com conexão rápida à internet e um último com alto padrão de imagens e vídeos). A proposta da marca é criar uma experiência multimídia na corrida e mostrar aos membros da equipe o funcionamento dos produtos. Algumas dessas empresas, como a Goodyear, também promovem ações para a divulgação de sua marca entre o público que acompanha o rali. Contudo, o foco cada vez mais claro para todas elas é a exposição dos valores de suas marcas entre os consumidores com exigência mais restrita. A reportagem viajou a Goi”nia como convidada da agência Race

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