A World Rugby, entidade máxima do rúgbi no mundo, lançou nesta semana uma nova identidade de marca, “Women in Rugby” (“Mulheres no Rúgbi”, em tradução livre), e também a campanha global “Try and Stop Us” (“Tente nos Parar”, em tradução livre). O objetivo é aumentar a participação e o envolvimento de fãs, jogadores, investidores e simpatizantes com o rúgbi feminino.
A campanha global, desenvolvida com o apoio de confederações nacionais e regionais, usa imagens e histórias inspiradoras de 15 mulheres envolvidas com o esporte, em todos os níveis do jogo e de todo o mundo. Na campanha, elas são consideradas “imparáveis”.
Cada uma das 15 escolhidas mostra como desafiaram barreiras e demonstram como o rúgbi as capacitou para chegar onde estão hoje, dentro e fora do campo. Entre as estrelas da campanha, está a brasileira Bianca Silva, da seleção brasileira feminina de Rugby Sevens.
“Acreditamos firmemente que o desenvolvimento das mulheres no rúgbi é a maior oportunidade para o nosso esporte crescer na próxima década. É por isso que estamos orgulhosos de compartilhar nossa nova identidade de marca. Não só o rúgbi feminino experimenta um crescimento sem precedentes em todo o mundo, como também estamos num bom caminho para concretizar nossa visão de um jogo mais equitativo para todos, por meio da implementação do nosso ambicioso plano de ação estratégico para mulheres, que está tendo um efeito transformador em todas as áreas do jogo”, afirmou Sir Bill Beaumont, presidente da World Rugby.
“O rúgbi é um dos esportes em equipe que mais cresce no mundo, e as mulheres estão no centro dessa história de sucesso. Elas estão impulsionando o crescimento dentro e fora do campo, particularmente nos mercados emergentes, como pioneiras, inspiradoras e campeãs. A campanha ‘Try and Stop Us’ centra-se no conceito de que, quando as mulheres escolhem o rúgbi, não são apenas o jogo e as suas companheiras de equipe que mudam a vida delas, mas também os valores do esporte. Por meio do filme-manifesto, a campanha destaca a ideia de que o rúgbi pode ajudá-las a superar os obstáculos da vida e torná-las imparáveis”, disse Serge Simon, presidente do Comitê Consultivo para mulheres da World Rugby.
“Ao lançar essa identidade e proposição única de marca, estamos demonstrando nosso compromisso inabalável com a crescente participação e exposição do rúgbi feminino ao redor do mundo, além de uma linha central das mulheres no plano estratégico e de ação do rúgbi. A campanha ‘Try and Stop Us’ é uma chamada à ação criada para impulsionar o engajamento com o rúgbi feminino ao mostrar mulheres de destaque no cenário mundial. Centra-se em celebrar os valores únicos do rúgbi e alinha-se com a nossa mensagem abrangente, a ‘Rugby Builds Character’ (‘Rúgbi constrói caráter’ em tradução livre). Queremos comunicar a todas as mulheres em todo o mundo que, quando você escolhe começar a jogar rúgbi, tem o poder de se tornar imparável”, declarou Brett Gosper, diretor executivo da World Rugby.
O rúgbi feminino vem experimentando um crescimento considerável em todo o mundo nos últimos anos. Os níveis de participação estão em alta, com 2,7 milhões de jogadoras, representando mais de um quarto da população mundial de jogadores. Desde 2017, houve um aumento de 28% no número de jogadoras registradas.
Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, mais meninas entraram para o rúgbi em nível global do que meninos, e mais de 40% dos 400 milhões de fãs de rúgbi são mulheres. Com base nesses números, a World Rugby, em parceria com as confederações nacionais, está determinada a aproveitar a oportunidade e impulsionar ainda mais o esporte ao redor do mundo.