Entrevista: Jérôme de Chaunac, diretor geral do PSG Américas

Nesta quinta-feira (5), o Brasil vai conhecer um pouco mais sobre um dos principais cases de internacionalização de marca realizados no futebol recentemente. Jérôme de Chaunac, diretor geral do PSG Américas, estará na Brasil Futebol Expo para falar sobre como o Paris Saint-Germain tem trabalhado para se tornar uma marca global.

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Nesta terça-feira (3), Chaunac concedeu uma entrevista exclusiva para a Máquina do Esporte, em que fala sobre os ambiciosos planos do clube francês, sobre a importância de Neymar ter continuado no PSG nesta temporada e sobre como a marca trabalha para alcançar seus objetivos.

Leia a seguir, na íntegra, a conversa com o executivo.

Máquina do Esporte: Quais são os mercados estratégicos para o PSG no mundo?
Jérôme de Chaunac:
O Paris Saint-Germain tem 400 milhões de fãs/seguidores em todo o mundo. Para continuar crescendo, a Ásia e as Américas são muito estratégicas para nós. 32% de nossos fãs globais vivem na Ásia. Por outro lado, as Américas hospedam outros 29% de nossa base de fãs global, aumentando para aproximadamente 117 milhões de pessoas. Estamos cientes da importância desses mercados para desenvolver nossa marca. Quando analisamos países específicos, nossas maiores bases de seguidores (entre torcedores, seguidores / interessados no PSG) estão localizadas no Brasil, EUA e China. O Brasil é a nossa base de seguidores número 1 em todo o mundo, com 38 milhões de pessoas seguindo o clube, por isso é claramente um mercado-chave para continuar desenvolvendo e se aproximando de nossos fãs.

ME: Como o clube deseja alcançar novos fãs em todo o mundo?
JC: Somos um clube com uma ambição muito forte. Queremos nos tornar uma das principais marcas esportivas do mundo. Isso significa que não somos apenas sobre futebol, mas sobre esporte. Não somos apenas sobre um time, mas também sobre uma marca. Isso é fundamental para entender quando analisamos nossos objetivos e como crescemos em todo o mundo.
Grande parte do nosso crescimento resulta de como transcendemos o esporte e nos tornamos uma marca de estilo de vida e entretenimento. Esse posicionamento exclusivo nos permite alcançar fãs em todo o mundo e de diferentes públicos. Trabalhar com outras marcas em colaborações é uma maneira de alcançar novos fãs. Um ótimo exemplo disso é a nossa parceria com a marca Jordan. Nossas camisetas do PSG-Jordan e a coleção de estilos de vida também falam com os entusiastas da moda. Fizemos outras colaborações com a marca Rolling Stones, com a designer Christelle Kocher, com a Herschel Supply Co., a BAPE e outras.
Outra maneira de crescer localmente é através das PSG Academys. A abertura de escolas de futebol em todo o mundo nos ajuda a aproximar nossa marca da juventude. Proporcionamos uma oportunidade para que eles se envolvam conosco autenticamente, praticando futebol por meio de uma metodologia criada pelo PSG. Temos muito orgulho em dizer que temos 17 escolas hoje no Brasil com 4.535 jogadores em todo o país, de Porto Alegre a Fortaleza.
Além disso, os amistosos internacionais são muito importantes. Ao levar nossas equipes para jogar em outros mercados, oferecemos uma oportunidade única para os fãs internacionais experimentarem e se aproximarem de nós. Durante as turnês, também nos conectamos com nossos fãs além dos jogos, por meio de experiências de marca, aparições de jogadores e eventos. Nossos tours recentes nos EUA e na Ásia nos mostraram resultados fantásticos.
Outro ponto interessante para isso são as nossas equipes do PSG e-Sports, jogando em 6 games diferentes (FIFA, FIFA Online, Dota 2, Rocket League, Brawl Stars e Mobile Legends). Temos até um toque do Brasil em nossa equipe de e-Sports da FIFA, com Rafifa13 (Rafael Fortes), nosso jogador profissional da FIFA. É um meio de diversificar nossa marca e falar com as próximas gerações.
Somos um clube voltado para o futuro. Celebraremos nosso 50º aniversário em 2020. Será um momento único e histórico para o clube, em que estamos desenvolvendo oportunidades interessantes.

ME: Qual o peso do futebol feminino dentro dessa estratégia?
JC: Nosso time feminino é certamente um ativo interessante a ser explorado. Onze de nossas jogadoras estiveram na Copa do Mundo este ano, o que mostra como nossa equipe atrai os melhores talentos de todo o mundo. De fato, temos jogadoras das Américas como Arianna Criscione e Alana Cook (EUA), Christiane Endler (Chile), Ashley Lawrence e Jordy Huitema (Canadá) e Formiga (Brasil). Estamos muito orgulhosos de ter a Formiga em nossa lista, pois ela é a única jogadora que já atuou em sete edições da Copa do Mundo da Fifa. Mais do que os talentos atuais, procuramos desenvolver a próxima geração de jogadoras. Nosso escritório está localizado nos EUA, onde temos o futebol feminino de maior sucesso do mundo e testemunhamos marcas como a Nike, também nossa parceira, apoiando fortemente o esporte. No ano passado, levamos nossa equipe feminina para uma turnê nos EUA.

ME: Quais são as estratégias para crescer ainda mais no mercado brasileiro?
JC: Em geral, antes de falarmos especificamente sobre o Brasil, é importante reafirmar os objetivos ao se ter um escritório internacional. Temos três metas principais: expandir os negócios, aumentar a marca e aumentar a base de fãs. Podemos aplicar esses três objetivos para explicar a nossa abordagem no mercado do Brasil.
Primeiro, expandir os negócios significa conectar-se a marcas no Brasil que desejam se associar e desenvolver uma parceria com o PSG. Nike e Accor (nosso novo patrocinador de camisa) são parceiros globais que têm direitos de ativação no Brasil. Além disso, Nivea Men e Renault são dois parceiros locais para o Brasil. Queremos continuar fazendo parceria com mais marcas no Brasil. Parte do crescimento do negócio envolve também a venda de produtos oficiais e acordos de licenciamento.
Em segundo lugar, crescer a marca significa aumentar o conhecimento sobre ela. Para conseguir isso, precisamos promover relacionamentos com a mídia para comunicar sobre o PSG, seja por nosso lado esportivo, seja por nossa abordagem de estilo de vida e entretenimento. Do lado dos esportes, estamos felizes em ter a Turner/Esporte Interativo e o DAZN como emissoras oficiais de nossos jogos (as emissoras exibem a Champions League e o Campeonato Francês, respectivamente). Além disso, precisamos aproveitar as plataformas digitais e as mídias sociais para fornecer conteúdo relevante e nos envolver com a nossa base de fãs local. Temos o site e as mídias sociais em português, uma prova de que cuidamos do público brasileiro e queremos nos engajar.
Por fim, o crescimento da base de fãs está intimamente ligado ao crescimento da marca. Ao contar ao mercado sobre o PSG, esperamos converter esses públicos em fãs do clube, assistir nossos jogos e consumir nossa marca. Nosso objetivo é aproximar o PSG de nossos fãs por meio de ativações, experiências e eventos locais. Além disso, estamos abertos a fãs que desejam abrir mais fãs-clubes em todo o país, que servem para reunir a comunidade do PSG no Brasil. Outro elemento fundamental do crescimento da base de fãs são as PSG Academys.

ME: Como o patrocínio da Accor com a marca ALL ajuda neste projeto?
JC: Gostamos de nos referir a esses relacionamentos como parcerias, não como patrocínio, porque fazemos parceria com marcas que compartilham valores e objetivos conosco, criando uma situação em que todos saem ganhando. Accor é uma marca global bem conhecida, com milhares de hotéis em todo o mundo, incluindo o Brasil. Cada hotel se torna uma oportunidade de estabelecer uma conexão com novos fãs em potencial. Um caso muito recente de nosso sucesso com a Accor aconteceu em nossa turnê pela Ásia neste verão. Como forma de lançar nossa nova camisa com a marca Jordan, trabalhamos com a Accor para oferecer um desfile de moda PSG/ALL. Foi uma maneira inovadora de lançar a camisa desta temporada, criar conteúdo e começar a alavancar a parceria desde seus estágios iniciais.

ME: Qual a importância de ter atletas brasileiros na equipe para atingir esses objetivos de marca?
JC: Ter jogadores brasileiros em nossas equipes definitivamente ajuda a atrair o público brasileiro e aumentar a audiência de nossos jogos. O que é importante mencionar é que o PSG tem um relacionamento de longa data com o Brasil. Neymar foi o 31º brasileiro no clube. De fato, Neymar é um grande trunfo para o clube e estamos muito felizes por tê-lo conosco nesta próxima temporada.
Estamos muito orgulhosos de ter muitos grandes talentos brasileiros contribuindo para a história do clube, como Raí, Leonardo, Ronaldinho Gaúcho, Valdo e muitos outros. Atualmente, nosso DNA brasileiro está presente em todos os níveis do clube: equipe masculina (Neymar, Thiago Silva e Marquinhos), equipe feminina (Formiga), no e-Sports (Rafifa) e com o Leonardo de volta como diretor esportivo. Essa variedade de talentos brasileiros ajuda o PSG a crescer não apenas no Brasil, mas também a ter sucesso internacionalmente.

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