A primeira edição do Rio Open, encerrado no último domingo (23) com vitória do espanhol Rafael Nadal sobre o ucraniano Alexandr Dolgopolov, teve a presença de um patrocinador que, aparentemente, parecia fora de lugar. Que nada. A Glanbia, fabricante de suplementos alimentares, dona da marca Optimum Nutrition, patrocinou o evento para levar seus produtos para uma audiência maior do que a habitual.
Quem explica à Máquina do Esporte o que a empresa foi fazer no torneio de tênis é Ricardo Barbara, executivo que era presidente da Apple no Brasil e deixou a gigante americana para comandar a Glanbia no país em meados do ano passado. A missão dele é tornar a fabricante de suplementos na maior do Brasil neste segmento, em termos de participação de mercado. “Vamos estar entre os líderes de market share mesmo sem ter produção local”, garante o presidente.
Para tanto, Ricardo pretende patrocinar uma série de eventos esportivos e atletas que pouco tem a ver com body beauty e alterofilismo. Corridas de rua, maratonas, triatlo, lutas, tênis… Tudo que passar pelo radar do executivo vai ser avaliado. Até agora, a Glanbia fez patrocínios a um time de 18 atletas de diversas modalidades, tem como embaixadora a musa Gabriela Pugliesi e, recentemente, fechou com o lutador Vitor Belfort, que em maio disputa o cinturão do UFC.
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Como o Rio Open introduziu Glanbia, empresa de suplementos, no Brasil