Espanyol usa Nakamura para chegar à Ásia

O brasileiro Kaká e o português Cristiano Ronaldo não foram os únicos jogadores midiáticos a desembarcarem na Espanha nas últimas semanas. O japonês Shunsuke Nakamura chegou ao Espanyol, de Barcelona, com a incumbência de levar o clube para o mercado asiático e turbinar as receitas com bilheteria e direitos de TV ao montante de dez milhões de euros por ano. Ídolo das adolescentes e comparado a David Beckham por seu apelo comercial, Nakamura, de 31 anos, fatura cerca de nove milhões de euros anuais com publicidade. Seus parceiros vão desde a multinacional esportiva Adidas a companhias de menor expressão do Japão, onde a camisa da seleção nacional com 10 às costas custa 125 euros. A rede Wowow, responsável pela transmissão do Campeonato Espanhol no Japão, já ganhou a concorrência de outras emissoras locais, interessadas em transformar a histeria dos fãs de Nakamura em audiência. No total, o clube pode ganhar até cinco milhões de euros para ter seus jogos exibidos no país. “Com ele, o clube deixa de ser local e dá um salto qualitativo”, disse José María Gay de Liébana, autor do estudo “Futebol e Finanças. A economia da Liga das Estrelas”, ao site ?Expansión.com?. Assim como o Real Madrid, a nova equipe de Nakamura já propôs a adequação do horário de suas partidas ao fuso asiático. Caso não haja acordo com a Mediapro – que detém os direitos de transmissão – e com os demais clubes da Liga, a saída será a exibição em VT: ?Ao contrário dos espanhóis, eles aceitam bem esse modelo, têm vontade de ver futebol europeu?, afirmou Sandalio Gómez, diretor do Sport Business Management. A apresentação do jogador ao Espanyol foi aplaudida, in loco, por sete mil torcedores, número histórico para o clube. Além disso, a primeira vez de Nakamura com a camisa azul e branca contou a presença de cem jornalistas japoneses e foi transmitida ao vivo para sua terra natal. ?O Espanyol precisa aproveitar esse momento para promover ações com os turistas japoneses que vêm a Barcelona, fazer com que comprem camisetas e visitem o estádio. Além disso, o clube pode buscar um naming right com alguma marca japonesa para seu campo?, avaliou Ferran Martinez, diretor da BS Sports & Entertainment. A promoção das camisas do clube no Japão teve início com o próprio Nakamura, que pediu duas mil peças para serem leiloadas em programas de TV locais. O Espanyol, por sua vez, enviou cinco mil unidades ao país.

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