O X Games, evento de esportes radicais criado e organizado pela ESPN desde 1995, será multiplicado pelo mundo. A emissora norte-americana anunciou na última terça-feira (17) que fará, em 2013, dois eventos nos Estados Unidos e quatro em outros países.
O processo de seleção desses locais foi detalhado por executivos da empresa em conferência eletrônica, na qual participou a Máquina do Esporte. Scott Guglielmino, vice-presidente de programação da ESPN, disse procurar por dois elementos em especial.
Em primeiro lugar, o país que receberá o X Games precisa ter plano de fundo condizente com esportes radicais. “Estamos preocupados com marketing, estética, história dos esportes e da cultura local, enfim, queremos um lugar que tenha grandes planos”, afirmou.
O segundo requisito, segundo o vice-presidente, é a existência de parceiro comercial para auxiliar na organização e promoção do evento. A atuação de empresa ou entidade é determinante na adaptação da essência do evento à cultura local, na visão da ESPN.
Em ambos os fatores, a emissora promete ser bastante flexível. A expectativa é que a escolha seja feita até abril de 2012, e não há, por ora, nenhum país favorito. O Brasil, de acordo com Guglielmino, pode ser candidato, mas ainda não há nenhum projeto nesse sentido.
Ron Semiao, vice-presidente de estratégia de conteúdo da ESPN e criador do X Games, afirmou que levar o evento para outros países é o maior movimento desde a própria criação da competição, com expectativa de transmitir 130 horas por ano de conteúdo na televisão.
O X Games, atualmente, são divididos em duas etapas. O “Summer X Games”, disputado no verão do hemisfério norte, costuma ser realizado em agosto. O “Winter X Games”, por sua vez, é feito em janeiro, período referente ao inverno.
As cidades que recebem os jogos de verão e inverno atualmente – Los Angeles e Aspen, respectivamente, ambas nos Estados Unidos – estão confirmadas para as próximas temporadas. O Brasil, no caso, poderia concorrer à edição de verão do X Games.
Desde 1995, o evento vem crescendo em termos de audiência e se consolidando como principal torneio de esportes radicais do planeta. Em 2009, o X Games atingiu cerca de 44 milhões de pessoas por meio dos canais ESPN, ESPN2 e ABC em quatro dias.