ESPN será parceira da CBF em competições de base

Em coletiva realizada em São Paulo, ESPN e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciaram na última semana a criação de uma Copa do Brasil de futebol sub-20. O torneio será o embrião de uma parceria entre o grupo de mídia e a entidade, que também farão em conjunto as versões sub-17 e sub-15 da competição.

As categorias foram escolhidas por serem as três de base que têm chancela Fifa. A Copa do Brasil sub-20 já vai ser disputada em 2012, e a expectativa é que a sub-17 comece no próximo ano.

Atualmente, a CBF e a SportPromotion, empresa responsável pela operação dos torneios, discutem uma forma de elaborar um calendário anual para todas as categorias de base. O modelo englobará estaduais e Copa do Brasil, que deve migrar para o primeiro semestre a partir de 2013.

A ideia da CBF é que o calendário do futebol brasileiro de base esteja plenamente estabelecido em 2015. Essa programação inclui apenas as competições organizadas pela entidade, que também dá chancela a eventos como a Copa São Paulo, a Taça BH e o Campeonato Brasileiro sub-20.

A criação de um calendário para o futebol de base terá amplo apoio da ESPN. A empresa de mídia será parceira da CBF na empreitada, e isso não se resumirá à compra dos direitos de mídia.

Na Copa do Brasil sub-20, por exemplo, caberá à ESPN a elaboração do plano comercial e de marketing. O grupo fará isso em parceria com a CBF, que é a dona da competição.

A Copa do Brasil sub-20 de 2012 terá 32 equipes. O campeonato será disputado entre 2 de outubro e 15 de dezembro, e a ESPN exibirá 20 partidas ao vivo.

O contrato da ESPN com a CBF abrange cinco edições do evento. Segundo a entidade, a emissora também será parceira nas Copas do Brasil sub-17 e sub-15, que ainda não foram lançadas.

Sair da versão mobile