Esporte lidera estudo sobre patrocínios

Um levantamento feito pela consultoria Sport+Markt no mercado europeu mostrou que as marcas de material esportivo lideram um ranking de reconhecimento no futebol local. Segundo o estudo, Adidas, Nike e Puma ocupam os três primeiros lugares entre as mais famosas do continente. O levantamento entrevistou três mil torcedores em toda a Europa para criar uma classificação das 20 empresas mais conhecidas por fãs de futebol na região. Foram consultadas pessoas entre 16 e 69 anos, com interesse pelo esporte. Entre as 20 marcas que formam o ranking, oito tiveram reconhecimento imediato nos cinco principais mercados do futebol europeu (Inglaterra, França, Espanha, Itália e Alemanha). Fazem parte desse grupo Adidas, Nike, Puma (as três primeiras colocadas, nessa ordem) e Reebok (11º lugar). A única marca de material esportivo que apareceu no ranking e não teve reconhecimento imediato em todos os mercados foi a Umbro. A confecção inglesa figura no 16º posto, mas não teve aprovação instant”nea na Itália. A primeira colocada no ranking entre as empresas que não fabricam material esportivo é a Coca-Cola, que também teve reconhecimento imediato em todos esses países e ocupa a quarta posição. Isso representa um grande salto para a companhia de bebidas, que apareceu no nono lugar no mesmo levantamento em 2004/2005. ?Patrocinadores de camisas e provedores de kits dominaram a comunicação no futebol europeu?, confirmou Hatmut Zastrow, diretor-executivo da Sport+Markt.

Sair da versão mobile