Estados Unidos promove esporte em data que Brasil ignora

O esporte americano tem tido bons números no fim de ano, data que o Brasil insiste em ignorar. Enquanto o futebol, o NBB e a Superliga param nesse período, a NBA e até a NFL têm chamado o público dos Estados Unidos em um período de folga para a grande maioria.

A NBA é um bom exemplo disso. Este ano, Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors se enfrentaram e registraram a segunda maior audiência do torneio em um dia de natal. Quase 11 milhões de pessoas pararam para assistir à partida, uma reedição da última final do torneio, índice que perde apenas para um jogo realizado no feriado de 2011.

Para este ano, a liga americana de basquete fez algumas ações para promover os sete jogos realizados no natal. Os jogadores, por exemplo, fizeram vídeo em que cada cesta tocava uma nota de Jingle Bells. Em quadra, eles usaram uma meia personalizada para a data. Nas lojas da NBA, malhas no estilo “feita pela avó”, com cada clube, foram vendidas.

E não foi só a NBA que teve eventos neste ano. A NFL costuma ter jogos no fim de ano, mas dificilmente no natal, data reservada ao basquete. Nesta temporada, eles abriram uma exceção e Oakland Raiders e San Diego Chargers jogaram na noite do dia 24. Cinquenta e quatro mil pessoas estiveram no estádio para acompanhar a partida. Normalmente, o feriado usado pelo futebol americano é o de Ação de Graças.

Além dos Estados Unidos, a Inglaterra não abre mão de jogos no fim de ano. Na terça-feira, por exemplo, Leicester City e Manchester City se enfrentaram. E na Premier League, que mantém 90% dos jogos com mais de 95% de ocupação nos estádios, o duelo não foi exceção: 32 mil pessoas em estádio com 32,5 mil de capacidade. 

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