Estreia do Paulistão tem recorde de público no século

A primeira rodada do Campeonato Paulista bateu recorde de público neste ano. Com 10,5 mil torcedores por partida, em média, o torneio teve a melhor estreia deste século.

Desde o lançamento do novo formato do torneio, com apenas 16 times, em 2017, as rodadas iniciais têm demonstrado crescimento. Naquele ano, o número de torcedores por partida ficou em 7 mil pessoas, segundo dados informados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Além do novo formato, o crescimento de público dos grandes times nos últimos anos tem puxado o Estadual. Na primeira rodada do Paulistão, o melhor número foi apresentado pelo Corinthians, com mais de 30 mil pessoas em Itaquera. O time bateu R$ 1 milhão em bilheteria já na primeira rodada. O São Paulo também teve bom resultado com 20 mil pagantes presentes no Pacaembu. O Palmeiras, mesmo sem o mando de campo, levou quase 10 mil pessoas a Campinas.

Em comparação, em 2014, quando as novas arenas ainda não haviam sido inauguradas, a primeira rodada do Campeonato Paulista teve apenas 4,9 mil pessoas por partida.

O pior número do século permanece em 2002, quando menos de 1,5 mil pessoas por partida assistiram ao torneio. Naquele ano, no entanto, as principais equipes do Estado não disputaram o Paulistão, por conta do Rio-São Paulo ampliado.

Neste ano, em oito jogos, o Paulistão levou 84,4 mil pessoas aos estádios no total. É um crescimento de 48% em relação à rodada inicial de 2017, com o mesmo formato.

Sair da versão mobile