O Barcelona está com um trunfo a mais para reivindicar um bom aumento de ganhos com o próximo contrato de patrocínio de camisa. O clube encomendou um estudo para a consultoria IMG para medir o valor atual de sua camisa. E, de acordo com o material produzido, esse valor giraria em torno de € 40 milhões a € 50 milhões por temporada.
O compromisso com a Qatar Airways termina apenas após o final da próxima temporada, mas o clube da Catalunha acredita que os valores recebidos da empresa aérea se tornaram bastante defasados tendo em conta a realidade atual do mercado. Atualmente, a Qatar Airways paga € 30 milhões para estampar seu logotipo na camisa do clube azul-grená.
A empresa qatari ofereceu um aumento de até 100% para renovar o patrocínio de camisa e participação na reforma do Nou Camp, com a possibilidade de adquirir os naming rights. Com eleições marcadas para junho, o novo presidente terá apenas dois meses para fechar com uma nova empresa. Por questões logísticas, é necessário passar para a Nike, fornecedora de material esportivo, com antecedência, o logo do novo patrocinador de camisa para que a linha de produção esteja pronta a tempo. Caso contrário, haverá atraso na chegada do material às lojas e prejuízos significativos para clube e fornecedor.
O Barcelona espera um aumento significativo em seu novo acordo, principalmente após a assinatura do contrato entre Manchester United e Chevrolet. O time inglês irá receber cerca de € 69 milhões por temporada (o acordo é válido por sete anos). O Manchester United irá receber mais € 1,03 bilhão pelo vínculo de dez anos assinado com a Adidas.
Outra movimentação importante no mercado de patrocínio de camisas na Europa foi o anúncio do novo parceiro do Chelsea, na semana passada. A Yokohama, empresa de pneus do Japão, irá desembolsar € 55 milhões por ano para estampar seu logo na camisa azul do clube. A negociação surpreendeu a todos, já que a Turkish Airlines chegou a ser anunciada pela imprensa britânica, no final do ano passado, como a nova patrocinadora.
A companhia aérea esteve bem próxima de assinar com o time dos brasileiros Oscar e Diego Costa. No entanto, a oferta de € 25 milhões por temporada representava um pequeno aumento em relação aos € 22 milhões recebidos da Samsung, o parceiro atual. Um lote de camisas com o logo da empresa turca chegou a ser encomendado à Adidas, fornecedora do time. A oferta japonesa, porém, foi inalcançável.