O site alemão Transfermarkt realizou um estudo sobre os valores de mercado dos 32 clubes que compõem a fase de grupos da temporada 2017/2018 da Liga dos Campeões. O resultado coloca o Grupo H, encabeçado pelo atual bicampeão da competição, o Real Madrid, como o mais “caro”.
Por meio de cálculos matemáticos que envolvem os valores dos novos contratados de cada clube, valor de venda de quem já está em determinado clube há algum tempo, desempenho dos jogadores, movimentação do mercado, entre outras questões, o site gera o que chama de “valor de mercado” de cada clube.
O resultado final colocou o Grupo H, composto por Real Madrid, Borussia Dortmund, Tottenham e Apoel, como o de maior valor, com quase 1 bilhão e meio de euros. Sozinho, o Real Madrid é responsável por quase 670 milhões, sendo o líder do estudo, seguido pelo rival Barcelona, além de Chelsea, Manchester City e Bayern de Munique.
O grupo é o mais “caro”, mesmo com a presença do Apoel, terceiro clube de menor valor do torneio, à frente apenas de Qarabag e Maribor.
O segundo grupo de maior valor é o D (Juventus, Barcelona, Olympiacos e Sporting), com pouco mais de 1 bilhão e 330 milhões de euros. Em terceiro, quase em um empate técnico, está o C (Chelsea, Atlético de Madrid, Roma e Qarabag), com cerca de 1 bilhão e 320 milhões de euros.
O grupo de menor valor de mercado é o G, composto por Monaco, Porto, Besiktas e RB Leipzig, com pouco mais de 670 milhões de euros, valor praticamente igual ao que o Real Madrid possui sozinho.