Um estudo sobre o comportamento das pessoas com o uso da segunda tela enquanto assiste à televisão foi a base para o lançamento do aplicativo ESPN Sync, divulgado recentemente pela emissora americana. Na última semana a ESPN apresentou o estudo “Conteúdo da TV: o tr”nsito das plataformas”, em que mostra como o telespectador usa as redes sociais enquanto consome televisão.
Tendo como base seis diferentes grupos temáticos (filmes, séries, documentários, notícias, infantil e esportes), o levantamento procurou detalhar como cada tipo de público se relaciona com uma segunda tela enquanto a televisão está ligada.
O estudo revelou que o consumidor de esporte é quem mais usa a multiplataforma. A televisão segue como principal meio para o consumo do esporte ao vivo, mas a partir dela o torcedor interage das mais diferentes formas, mas principalmente por meio de aplicativos para aparelhos móveis e perfis em redes sociais.
“Ficamos muito satisfeitos com os resultados, que vão nos ajudar a definir estratégias para estar ainda mais presente na vida do fã de esporte”, disse Marcela Dória, gerente sênior de estratégia de negócios da ESPN.
Recentemente a emissora apresentou o aplicativo ESPN Sync, que gera diversas oportunidades para que o torcedor interaja com os amigos durante uma partida. O estudo acabou sendo uma forma de balizar esse projeto e, também, mostrar que o caminho para a empresa seguir é esse.
“O fato de (o esporte) ser o grupo que mais utiliza a segunda tela nos dá a certeza de que o lançamento do ESPN Sync foi extremamente certa”, afirmou Marcelo Pacheco, vice-presidente de marketing da emissora.
Para João Palomino, diretor de jornalismo da emissora, o perfil de comportamento do consumidor obriga o jornalista a ter um novo perfil dentro de uma redação. Hoje, segundo Palomino, o conteúdo produzido também é multiplataforma.
“O jornalista já não trabalha só mais em um meio. Ele vai para um evento e pode usar parte do material para escrever uma nota para o site, outro tanto para já ser divulgado antes da reportagem final… Essa é uma mudança que vai acontecendo aos poucos no perfil de produção do conteúdo”, disse.
Segundo Luiz Olivalves, diretor de novos negócios da ESPN, a pesquisa pode nortear os trabalhos da emissora no lançamento de produtos.
“O consumidor do esporte está o tempo todo compartilhando impressões e conteúdos com os amigos. Isso faz com que a gente comece a desenvolver produtos para levar a ESPN o tempo todo a ele. Desde a hora em que acorda até a hora em que vai dormir. O fã do esporte tem informação à disposição em qualquer plataforma”.
De acordo com o estudo, o consumidor do esporte é, predominantemente, do sexo masculino, com idade entre 20 e 34 anos de idade. Esse tipo de público não apenas consome como compartilha conteúdo entre as mídias, usa as diferentes telas e aproveita as redes sociais para “brincar” com o amigo que torce para outro time. Além disso, as fontes de informação para ele incluem sites, blogs e Facebook.
A ESPN também percebeu que há uma subdivisão desse grupo, que segundo ela pode ser definida em dois perfis: um é o “Timático”, em que o interesse pelo consumo é só do time preferido. O outro é o “Temático”, em que o interesse é pelo esporte em geral, não se atendo a um clube, atleta ou modalidade específicos.