Estudo põe Manchester United como maior marca do futebol

Um estudo realizado pela consultoria Brand Finance colocou o Manchester United como a marca mais valiosa do futebol mundial. Os ingleses superaram o Real Madrid, que ocupavam o topo da lista até o ano passado.

O levantamento da consultoria considera resultados de 2011. Com base em faturamento, patrimônio e contratos estabelecidos, o Manchester United tem valor estimado em 490 milhões de euros.

O resultado representa ascensão em comparação com o ano anterior, quando a marca do United foi avaliada em 444 milhões de euros. Um dos motivos para esse crescimento é o faturamento do último trimestre da temporada 2010∕2011, período em que a equipe amealhou 90 milhões de euros.

Em 2011, a segunda posição entre as marcas do futebol mundial ficou com o Real Madrid. Segundo a pesquisa, o time merengue vale 477 milhões de euros.

Atual campeão mundial, o Barcelona é o terceiro mais bem cotado. A marca da equipe catalã vale 467 milhões de euros, cem milhões de euros à frente do Bayern de Munique, dono da quarta posição.

Sair da versão mobile