Estudo sobre retorno ratifica sucesso comercial da Copa América

Ainda que não tenha sido um referencial positivo em termos técnicos, a Copa América de futebol deste ano, disputada na Argentina, foi um grande sucesso para investidores. O resultado positivo foi confirmado por um estudo da agência Mindshare, que divulgou nesta sexta-feira os principais resultados.

A agência, que faz parte do grupo WPP, pesquisou retorno de mídia das empresas que investiram na Copa América. Além disso, conversou com pessoas da Argentina para medir o recall desses investidores.

Segundo o estudo, 80% dos argentinos têm lembrança de ao menos uma campanha publicitária relacionada à Copa América. Os campeões de fixação na memória do público são, na ordem, Coca-Cola, Claro e Tarjeta Naranja.

Quanto ao retorno de mídia, a pesquisa considerou os 14 patrocinadores da Copa América e as 13 marcas que investem na seleção argentina de futebol. Eles tiveram, respectivamente, 280 mil e 120 mil segundos de exposição televisiva.

O que mostra o quanto esses números são positivos é uma comparação que a pesquisa estabeleceu com a realidade local. Os 280 mil segundos de exposição televisiva que os patrocinadores obtiveram com a Copa América, por exemplo, são 43% superiores à média de temporada para um cotista máster de uma equipe da primeira divisão local.

A exposição ainda representa 14 vezes a média de retorno de um torneio de tênis de 20 partidas e 20 vezes o que gera uma competição de rúgbi no país. A Copa América durou menos de um mês.

Na Argentina, a Copa América teve audiência televisiva 20% inferior aos números registrados na Copa do Mundo de 2010. O torneio continental foi exibido pela Telefé e pela TV Pública.

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