Adidas e Nike podem até ser as principais marcas esportivas do mercado brasileiro, mas devem isso a estratégias totalmente diferentes. Essa foi uma das principais conclusões do ?Índice de Confiança das Marcas?, estudo realizado em parceria por Ibope Inteligência e Troiano Consultoria para avaliar a visão do público sobre 13 companhias. O levantamento foi feito a partir de 390 entrevistas via internet, apenas com respostas de múltipla escolha, com público de faixa etária entre 15 e 19 anos. A ideia foi traçar um perfil dessas pessoas atualmente, conhecer suas aspirações e entender a visão que elas têm das marcas esportivas. A partir de uma combinação entre esses tópicos e as avaliações dos internautas sobre seis itens (produto, distribuição, preço, atendimento, comunicação e marca), a aferição classificou as empresas em diferentes níveis de confiabilidade. Adidas e Nike, com 58 pontos cada, dividem a liderança da amostra. O que chama atenção, porém, é que a percepção sobre as duas companhias é totalmente diferente. A Nike, por exemplo, tem avaliação contundente entre os jovens com até 17 anos (66 pontos). Quando a faixa etária sobe, porém, o estudo sobre a marca rende apenas 56 pontos. A Adidas oscila menos entre os dois grupos, com 57 e 58 pontos, respectivamente. Além da vantagem no grupo mais jovem, a Nike chama atenção por sua avaliação no quesito comunicação. A marca norte-americana soma 69 pontos nesse quesito, recorde em toda a pesquisa, enquanto a Adidas aparece com 56. A Adidas tem desempenho mais regular, sobretudo no tópico preço, no qual a Nike tem o pior rendimento entre as duas marcas. ?Esse estudo tem como principal objetivo uma demonstração sobre o peso e o valor que as empresas têm para o público. O resultado mostrou estratégias bem diferentes?, avaliou Paula Soria, diretora de atendimento e planejamento da Ibope Inteligência. Segundo Paula, uma das responsáveis pelo estudo, os resultados mostram que a Adidas tem um potencial interessante de crescimento no mercado: ?A Nike tem vantagem no quesito comunicação, mas eles foram mais bem avaliados quanto aos produtos. Eles empatam nessa equação atualmente, mas a Adidas tem um espaço para se desenvolver?.
Estudo vê rotas distintas e iguala rivais
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