Os Estados Unidos dão início, no próximo sábado, dia 9 de abril, a uma nova segunda divisão do futebol local. A NASL (North American Soccer League) conta com a participação de oito clubes, entre eles o Fort Lauderdale Strikers, de propriedade da agência de marketing esportivo brasileira Traffic.
A liga tem o mesmo nome da extinta NASL, que foi a liga principal de futebol dos EUA entre 1968 e 1984, ficando conhecida por ter sido a competição que recebeu Pelé, Beckenbauer e cia. no time do Cosmos, que também voltou recentemente às atividades. A presidência da liga ficará a cargo de Aaron Davidson, que é também o principal executivo da Traffic nos Estados Unidos.
“Estamos ansiosos para trabalhar com a Major League Soccer, da primeira divisão, e a United Soccer League, da terceira divisão, para continuar a construir o futuro do futebol no continente”, disse Davidson.
A diretoria executiva da liga ficará a cargo de David Downs, que comandou o Comitê de Candidatura dos EUA na campanha para sediar a Copa do Mundo de 2022. O executivo foi um dos principais profissionais de televisão do país antes de enveredar a carreira nas entidades esportivas.
“Nossa idéia é trabalhar com os torcedores, os jogadores, os administradores, outras ligas e demais envolvidos para fazermos a NASL crescer esportivamente e marcar sua presença no mercado americano”.
Apesar disso, a NASL não será uma liga que concederá acesso à Major League Soccer, principal competição de futebol dos EUA. A MLS seguirá o modelo americano de competição, sem a realização de acesso e descenço. O principal negócio para a NASL, porém, é a formação de atletas para atuar na liga principal.