A partida entre Estados Unidos e Portugal ajudou as emissoras da Copa do Mundo no último fim de semana. Pelo sorteio, o sábado e o domingo ficaram com partidas menos atrativas, como Nigéria e Bósnia e Herzegovina ou Coreia do Sul e Argélia. A média dos dias subiram graças ao empate que praticamente eliminou o time de Cristiano Ronaldo.
No fim de semana anterior, a média de audiência foi de 24 pontos no Rio de Janeiro, considerando a média das audiências totais na televisão aberta, ou seja, Globo e Bandeirantes. Em São Paulo, a média foi idêntica.
No último fim de semana, números muito parecidos. Tanto Rio de Janeiro quanto São Paulo tiveram 23 pontos de média. Esse número só foi obtido porque Estados Unidos x Portugal, às 19 horas do domingo, teve 26 pontos no Rio de Janeiro e 27 pontos em São Paulo. O horário ajudou a partida. No sábado, a faixa das 19 horas foi coberta por Nigéria e Bósnia e Herzegovina, chegou a 24 pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O fim de semana anteior teve duas peculiaridades. Primeiro, houve duas partida de grande apelo, que subiram a audiência. Inglaterra e Itália e Argentina e Bósnia tiveram 28 pontos no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o número foi de 26 pontos para o clássico europeu e 28 para a partida com Messi e Cia. A outra peculiaridade foi a partida às 22 horas, o que deixou o sábado com quatro eventos.
Cada ponto no Ibope equivale a 65.201 domicílios sintonizados em São Paulo e 39.600 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.