O Brazil Sports Summit, congresso esportivo realizado dentro do Brazil Sports Show, maior feira brasileira do segmento, contou com uma palestra sobre estratégias de marketing aplicadas ao esporte. Os especialistas Deborah Palma (Anhembi Morumbi), José Estevão Cocco (J.Cocco), Felipe Barranco (AON), Rafael Plastina (Nielsen) e Renata Gomide (Grupo Pão de Açúcar), debateram o assunto.
O marketing atrelado à paixão pelo esporte foi o primeiro tema da mesa. Os palestrantes concordaram que a união do amor à oportunidade gera um resultado positivo.
“O marketing tenta atingir o bolso, se atingir o coração primeiro será sempre melhor”, disse Rafael Plastina.
“Por ser paixão o público participa, por isso interfere no bolso. O consumidor se torna torcedor da marca”, completou José Cocco.
Os especialistas explicaram a ineficiência dos paraquedistas (aqueles que investem no esporte apenas por oportunidade, sem um estudo prévio). Segundo eles, ninguém associa a marca de uma empresa ao esporte somente com uma aparição. Para ganhar credibilidade é necessário valorizar a continuidade.
“É natural que existam paraquedistas, pois tem muita gente querendo entrar no mercado, mas muitas vezes as empresas não analisam suas necessidades. Não basta patrocinar sem coerência, é preciso saber como a marca vai atingir os consumidores e qual é o reflexo que vai retornar para a marca”, afirmou Renata Gomide.
Por último, os convidados se mostraram otimistas com o cenário que teremos após os grandes eventos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) que o Brasil sediará.
“Pós-eventos vamos estar mais preparados, a evolução e o crescimento que vamos ter nos ajudará a subirmos alguns níveis no marketing”, explicou Felipe Barranco.
“Depois do tumulto vamos ver quem funcionou mesmo e quem foi só moment”neo”, acrescentou José Cocco.