Eventos esportivos unem Newcomm e Koch Tavares

Torcedor do São Paulo, Justus participa do dia a dia do clube

Torcedor do São Paulo, Justus participa do dia a dia do clube

O mercado esportivo vai motivar mais uma fusão entre agências de grande porte. Os grupos Newcomm e Koch Tavares anunciaram nesta segunda-feira a criação de uma joint venture para operar eventos no segmento.

A ideia é que o projeto comece a rodar ainda em abril. A New Match será focada em eventos nacionais e internacionais, e a proposta é aproveitar o interesse gerado pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Brasil.

“Com a New Match, damos continuidade ao nosso processo de expansão, que é baseado no investimento em áreas com grande potencial e inclui, quando necessário, a formação de parcerias com empresas com larga experiência nesses mercados”, relatou Roberto Justus, publicitário, fundador e CEO do Grupo Newcomm.

Além de Justus, a companhia é formada por Marcos Quintela, presidente da agência de publicidade Y&R, e pelo grupo internacional WPP. Além da própria Y&R, a empresa inclui Wunderman, VML, New Energy, Ação Premedia e Tecnologia.

O projeto de criação da New Match é uma das apostas do Grupo Newcomm para o mercado brasileiro neste ano. No segundo semestre, a empresa também pretende lançar no país a agência de shopper marketing Labstore.

No esporte, o Grupo Newcomm vai se unir a uma agência criada em 1972. A Koch Tavares já trabalhou com 25 modalidades, com um total superior a mil eventos realizados e mais de US$ 100 milhões em prêmios distribuídos.

“Vamos planejar e estruturar eventos esportivos, analisar e consolidar patrocínios e criar soluções na área de esportes alinhadas com a estratégia de comunicação da marca”, completou Luis Felipe Tavares, presidente e fundador da Koch.

Outro elo da Newcomm com o esporte é que Roberto Justus é torcedor declarado do São Paulo, com grande influência no cotidiano do clube. E Rui Branquinho, vice-presidente de criação da Y&R, ocupa a diretoria de marketing da equipe do Morumbi.

A aproximação entre o Grupo Newcomm e o esporte, contudo, é parte de um movimento muito maior do que a paixão clubística dos dirigentes da agência. É algo que tem ocorrido de forma gradual desde o Brasil foi confirmado como sede da Copa e dos Jogos Olímpicos.

Foi isso que aconteceu em 2010, por exemplo, quando a agência de publicidade Neogama∕BBH se uniu à Brunoro Sports Business (BS+B) para criar a Sport Strategy. A empresa foi lançada em agosto daquele ano, com meta de faturar R$ 500 milhões até 2016.

Também nessa linha, o grupo WPP fechou com o ex-jogador Ronaldo e com o empresário Marcos Buaiz para criar a 9ine. E a Reunion vendeu ações para o Grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes, em negócio que deu origem à XYZ Live.

Na mesma época, o grupo Havas montou operação no Brasil e a Octagon voltou ao mercado nacional ao comprar a B2S, agência que era de Alexandre Leitão, atual presidente da Octagon.

Sair da versão mobile