Ex-atacante Gianluca Vialli cria portal de crowdfunding do esporte

Gianluca Vialli (à esquerda) e Fausto Zanetton (à direita) são os idealizadores da Tifosy. Foto: Reprodução / Twitter (@fzanetton)

O ex-atacante italiano Gianluca Vialli se tornou o símbolo de uma nova ideia (que não é tão nova assim) no mundo do esporte. Ele colocou em prática um projeto de crowdfunding do esporte.

A ideia do ex-atacante de Sampdoria, Juventus, Chelsea e seleção italiana baseia-se no fato de que muitas vezes os clubes de futebol afundam em dívidas gigantescas por não conseguirem pagar o que devem e não entrarem em acordo com os bancos. Para Vialli, a solução pode estar nos próprios torcedores de cada time.

Em uma entrevista para o Financial Times, Vialli afirmou que o sistema pode acabar com dois problemas do esporte atual: “o financiamento e a pouca conexão entre os clubes e seus torcedores”.

Com esse pensamento, o ex-jogador, que hoje atua como comentarista do canal Sky Sports Itália, uniu-se a Fausto Zanetton, ex-funcionário dos bancos de investimentos Goldman Sachs e Morgan Stanley, para criar a Tifosy, uma espécie de plataforma de crowdfunding especializada em esportes.

Foto: Reprodução / Twitter (@fzanetton)

Na página de Zanetton no Linkedin, ele afirma que “ajudamos os clubes a angariar fundos on-line, conectando-os à sua base global de fãs. Nossa missão é permitir que todos invistam no esporte de forma justa e transparente. Chamamos isso de Fanfunding”.

A ideia da Tifosy é permitir aos clubes as opções habituais de micropatrocínios, como entrega de ações, emissão de bônus por montante reduzido ou até a entrega de presentes ou descontos em serviços, em troca da contribuição de recursos.

Um dos clientes de Vialli e Zanetton é o Stevenage FC, da Liga de Futebol Inglesa. O clube conseguiu 600 mil libras com uma emissão de títulos para indivíduos que servirão para a construção de um novo setor de arquibancadas no estádio do clube. Fulham, Coventry City e vários clubes da Serie B da Itália também já conversam com a Tifosy.

Na verdade, a ideia da Tifosy não é novidade, pois já existem portais deste tipo voltados para o esporte. Algumas entidades esportivas, como o Espanyol e a rede de academias DiR, já optaram por esta fórmula para algumas iniciativas específicas. 

Sair da versão mobile